Superficial ou Profundo: como resolver um problema?
CANVA

Superficial ou Profundo: como resolver um problema?

A analogia com o iceberg é bem oportuna para descrevermos, de forma básica, as dimensões de um problema. A ponta do icerberg, a dimensão tangível, contempla os aspectos do problema que são visíveis e podem ser mensurados. A parte imersa refere-se à dimensão intangível, subjetiva, que não podemos ver e mensurar, mas está determinando o problema, ou seja, é a causa.

Para apreender o intangível, o subjetivo, a competência de análise é fundamental, e respaldado por uma abordagem teórica será possível "enxergar o invisível", demandando um aprofundamento no problema.

Após a análise do problema, as ações serão planejadas e implementadas considerando os aspectos tangíveis com objetividade e com os recursos e competências técnicas.

Quando a solução de um problema fica restrita aos aspectos tangíveis, mensuráveis, objetivos... não ocorre uma solução, mas uma ação remediativa, ou como diz no popular "apagar incêndio". A solução efetiva de uma problema exige a sua análise integral, ou seja, investigar as dimensões tangível e intangível.

Assim, é possível entender a expressão " trabalho superficial" ou "trabalho profundo". No entanto, é importante avaliar a maturidade de uma organização para entender nível possível, no momento, para a solução do problema. Às vezes a demanda do profissional é para um trabalho "profundo" e da empresa é "superficial", se o profissional não tiver esta clareza ele corre o risco do problema não ser resolvido, gerar outros problemas e ficar no papel de "bode expiatório"!

MSc. Ana Silvia Alves Borgo

Psicóloga Organizacional e do Trabalho (Crp 08/03162)

anasilvia@faktorconsul.com.br

instagram: @psi.anasilviaborgo

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Ana Silvia Alves Borgo MSc.

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos