Suporte digital à rotina de bem estar desponta como tendência no Brasil e no mundo
Nos últimos anos, o conceito de bem-estar no Brasil passou por uma grande transformação. Tradicionalmente focado na saúde física e na prática de atividades como musculação, treinos de força, corrida e outros esportes, a rotina de bem-estar dos brasileiros agora abrange outros aspectos, como a saúde emocional e mental, os cuidados com a alimentação e o sono. O Relatório de Tendências Wellhub 2024, baseado no comportamento dos usuários da plataforma e mais de 500 milhões de check-ins, revela essa evolução, destacando o crescimento em diversas áreas.
Um dado de destaque do relatório é o aumento de 112% no número de check-ins na categoria de nutrição em relação ao ano anterior, refletindo uma maior conscientização sobre a importância de uma alimentação saudável para o bem-estar geral. Já a categoria de hábitos saudáveis, que inclui práticas como redução do consumo de álcool e do tabagismo, teve um crescimento de 71%, indicando que os colaboradores estão cada vez mais buscando integrar práticas saudáveis em suas rotinas. Essa mudança é impulsionada pela necessidade de integrar a vida profissional e pessoal, especialmente em um mundo pós-pandemia onde as fronteiras entre trabalho e vida pessoal se tornam mais tênues.
O levantamento ressalta a relevância dos modelos híbridos de bem-estar, que integram soluções digitais e presenciais. O suporte digital à jornada de bem-estar complementa a rotina de cuidados, permitindo acesso contínuo às atividades sem as limitações de barreiras físicas. Essa abordagem promove um engajamento mais consistente e significativo, contribuindo para um estilo de vida mais saudável. Como resultado, colaboradores que utilizam essas opções híbridas demonstram um engajamento duas vezes maior em comparação com aqueles que optam por apenas uma modalidade.
Bem-estar no Brasil As principais descobertas do estudo no Brasil revelam que a musculação continua sendo a atividade preferida, com destaque para as terças-feiras como o dia mais ativo. A nutrição, por sua vez, é a categoria que mais cresce, refletindo a crescente demanda por uma abordagem integrada ao bem-estar.
Tendências para o próximo ano As tendências para 2025 apontam para um aumento nos treinos em casa, impulsionado pela necessidade de flexibilidade trazida pelas políticas de retorno ao trabalho presencial. O uso de recursos online para manter a forma física continua em alta, com um crescimento de 130% no uso de aplicativos em 2024. Essa tendência reflete o esforço dos colaboradores em integrar o bem-estar às suas agendas ocupadas, aproveitando as pausas durante o expediente para realizar atividades de saúde e autocuidado.
A saúde mental, que antes era um tabu, agora é uma prioridade nas estratégias de bem-estar corporativo. Com a crescente incidência de problemas como o burnout, stress, depressão e ansiedade, as organizações estão investindo em programas que abordam a saúde emocional, oferecendo suporte psicológico e promovendo um ambiente de trabalho mais saudável.
A evolução do bem-estar corporativo no Brasil reflete uma mudança de paradigma, em que a saúde física e mental são igualmente valorizadas. A abordagem holística para o bem-estar e a integração entre recursos presenciais e digitais já faz parte da rotina dos colaboradores e as organizações que adotam práticas que apoiam essa jornada estarão à frente na atração e retenção de talentos e colherão os frutos de uma força de trabalho mais saudável e produtiva.
Priscila Siqueira, líder do Wellhub no Brasil.
As tendências que os empreendedores fitness devem seguir em 2025
Em constante crescimento, o mercado fitness brasileiro abre portas para diversos empreendedores se aventurarem em um cenário que promete se expandir cada vez mais. Segundo dados levantados pela Credence Research, o mercado fitness nacional movimentou aproximadamente R$ 12 bilhões no ano passado, e segundo projeções, a tendência é que isso aumente em até 9,5% ao ano até 2030.
A necessidade de equilíbrio entre o corpo e a mente e a busca pelo bem-estar integrado, encorajou a criação e a gestão de empresas relacionadas às áreas de saúde, bem-estar, atividade física e exercícios. O principal objetivo desse ramo é a preocupação com a forma e saúde física das pessoas, mobilizando-as para um estilo de vida mais saudável e equilibrado.
Com o crescimento contínuo do mercado, a concorrência aumenta. Nesse cenário, o empreendedorismo exige conhecimento técnico e de mercado, recursos e, principalmente, atualização constante sobre as tendências, buscando sempre se manter inovador e competitivo.
Pensando nisso, é bom ficar atento às pesquisas que buscam compreender as principais tendências para o mercado, como a da American College of Sports Medicine (ACSM). O instituto separou 10 tópicos que prometem ditar os caminhos que mostrarão como o mercado deve se comportar em 2025, e que, por sua vez, indicam quais os produtos e serviços os empreendedores devem ter como base para trabalhar.
Mais uma categoria que une saúde e bem-estar na lista das top 10 tendências fitness de 2026. Esses profissionais usam princípios da ciência comportamental e ferramentas de coaching baseadas em evidências para promover programas de medicina da saúde e estilo de vida.
Recomendados pelo LinkedIn
Este tipo de treino, que melhora habilidades físicas gerais, continua a ser uma tendência forte devido à sua versatilidade e eficácia. Essa modalidade abrange, além de exercícios de força, movimentos que contribuem com o equilíbrio, coordenação, resistência e a capacidade de realizar atividades funcionais no dia a dia.
Depois de cair para a 14ª posição em 2024, voltou a subir na lista de tendências fitness 2025, fortalecendo a importância do programa de treino funcional.
Demonstrando uma preocupação que vai além da saúde física, essa tendência corresponde à uma seleção de programas de atividade física projetados para melhorar aspectos da saúde mental, como a redução de ansiedade, estresse e depressão. Para isso, é fundamental que os instrutores e personal trainers considerem as preferências, limitações e barreiras que podem influenciar na realização dos exercícios.
Essa novidade foi adicionada na edição da pesquisa de 2024 e, em apenas um ano, já configura entre as top 10. Essa tendência está intrinsecamente ligada às tecnologias vestíveis, permitindo aos alunos identificarem as respostas fisiológicas do organismo em tempo real, durante a prática de exercício.
O HIIT se consolidou como uma prática popular devido à sua eficácia em curtos períodos. A modalidade inclui exercícios aeróbicos de alta intensidade com períodos curtos de descanso. Para empreendedores, também costuma ser uma boa alternativa de negócio por conta da necessidade mínima de equipamentos e flexibilidade de configurações.
A musculação tradicional voltou a subir para o top 5 na lista de tendências fitness. A modalidade incorpora movimentos de levantamento de peso com equipamentos e acessórios como barras, halteres e kettlebells. Esses exercícios são combinados em programas progressivos, com diferentes repetições, séries, ritmos, cargas ou seleção de movimentos.
Essa é mais uma tendência fitness 2025 que acompanha um movimento populacional, já que as taxas globais de obesidade entre adultos dobraram e o mesmo índice entre crianças e adolescentes quase quadruplicou nos últimos 30 anos.
Para garantir o objetivo de perda de peso, os alunos devem ser submetidos a uma combinação de exercícios aeróbicos, de força e de resistência em intensidade moderada a forte.
Exercícios que foquem na resistência, mobilidade e equilíbrio voltado ao público idoso é uma demanda que vem crescendo junto com o interesse dessa faixa etária em se manter saudável. Um dos principais pontos a ser combatido por essa tendência é a sarcopenia, que indica a perda de massa muscular, de função e produção de força – condição relacionada à idade e que afeta uma grande parcela da população idosa.
A utilização de aplicativos que oferecem planos de treino personalizados e comunidades online deve se expandir. Possibilitar o acesso ao estilo de vida fitness em qualquer lugar é o principal objetivo desses sistemas, tornando a busca por uma rotina saudável cada vez mais fácil de ser alcançada. Diversos sistemas já incluem inovações tecnológicas, como realidade aumentada e inteligência artificial, aumentando a imersão nos treinos.
Conhecidos como também como “wearables”, os dispositivos como smartwatches e rastreadores de atividades continuarão a crescer em popularidade. O principal chamariz desses aparelhos está no fato de que é possível monitorar métricas que dizem respeito à saúde, fornecendo relatórios completos e até mesmo treinamentos específicos quando ligados a aplicativos dedicados, o que nos leva ao próximo tópico.
Como podemos observar, as tendências para o próximo ano possibilitam diversos caminhos para os empreendedores. Por mais que possa parecer melhor abraçar todos os caminhos, o ideal é identificar a área que mais se conecta às suas expectativas e conhecimentos para começar ou direcionar o negócio, sempre mantendo o foco na inovação para atender melhor às demandas desse mercado super competitivo.
Pedro Cruz, CEO da Tecnofit.