Supremo 7 x 0 Brasil: STF é contra o árbitro de vídeo...
Estou adorando a vinda do árbitro de vídeo no futebol desta copa. Ao longo dos anos, o futebol sempre foi marcado pela "Lei de Gérson" - Gosto de levar vantagem em tudo, cerrrrrto?!, Ganha aquele que conseguir enganar o juiz ao simular um pênalti, uma falta, um gol de mão, um cartão, uma contusão, enfim....os casos são ínfimos. No caso brasileiro, e também sul-americano, o jeitinho brasileiro sempre foi o norte. será que os fins justificam os meios? O famoso gol de mão do Maradona (a famosa Mano de Dios), feito contra a Inglaterra em 22/06/86 na quartas de final e logo após o Maradona também fez aquele gol antológico, onde arrancou do meio de campo e driblou diversos jogadores até chegar ao gol que selou a vitória por 2x1. Esse jogo foi exaltado com sendo a vingança da Argentina, logo após a derrota na Guerra das Malvinas e até hoje é lembrado como sendo um grande feito. E se o Maradona tivesse avisado ao Juiz que tocou a bola com a mão e anulado o gol. A Argentina teria terminado empatada com a Inglaterra e manteria o gol antológico de Maradona, o qual também seria lembrado pela posição ética e honesta. Não teria sido melhor para a imagem dele e do país? Será que o país não estaria um pouco diferente do que é hoje, tendo um expoente consagrado como ele defendendo ao bandeira da ética e da honestidade?
Se houvesse o juiz de vídeo naquela época, esse gol seria anulado e mudaria um importante capítulo da história argentina e do futebol mundial. Eu acharia isso ótimo! Precisamos acabar com isso de uma vez por todas, o futebol reflete o comportamento da sociedade como um todo e no Brasil ainda ganha proporções maiores, onde os fins sempre justificam os meios. A queda do Neymar no último jogo do Brasil e o pênalti anulado pelo juiz, após assistir o vídeo, talvez seja o início de uma grande mudança. Eu senti vergonha por ele ter feito um papel tão ridículo. A falta de ética precisa acabar. A verdade precisa prevalecer sempre. Não podemos querer vencer às custas da mentira e da simulação, isso é roubo e falta de moral. Torço para que o árbitro de vídeo possa trazer essa mudança comportamental e controle das decisões no futebol, embora não goste de futebol em função disso tudo que acontece, mas, talvez, isso possa trazer um novo modelo comportamental e influenciar a sociedade como um todo.
Já pensou se tivéssemos um árbitro de vídeo, por exemplo, no STF (Supremo Tribunal Federal)? Já pensou se tivéssemos a possibilidade de rever todas as decisões tomadas de forma clara e transparente e pudéssemos alterar e corrigir as decisões, baseados na verdade? No que realmente acontece ou deveria ser? Seria ótimo, não?!! O STF tem vencido o jogo contra o Brasil com muito mais eficiência que a Alemanha naquele fatídico jogo na última copa. Tem batido diariamente na cara das brasileiros, humilhado sem clemência e mostrado que os valores são outros. A sociedade tem aceito tudo isso com a placidez e a impotência que caracterizam os torcedores perdedores, aqueles que assistem melancolicamente a derrota do seu time favorito. O STF tem feito gols de mão, impedidos, simulado faltas e pênaltis e muitas outras falcatruas sem se importar com nada, pois não tem juiz de vídeo!! Estão jogando pesado contra tudo aquilo que defendemos e acreditamos. Lugar de bandido é na cadeia, ao menos deveria ser, mas não para o Supremo. Capitaneados por Gilmar Mendes, artilheiro e centroavante do time do STF, ou seria quadrilha? O Barcelona deveria levar o Gilmar para o seu time, seria ótimo! Já soltaram bandidos como Milton Lyra, Orlando Diniz, Gleisi e Paulo Bernardo, João Cláudio Genu e José Dirceu, além de muitos outros (aliás, poderiam lançar um novo laxante com o nome "STF ou Gilmar", com o lema "Esse solta mesmo! - seria ótimo, não?!). O grande apogeu, e tudo está sendo construído e arquitetado para isso, será a soltura do Lula. Eu não tenho dúvidas de que isso acontecerá rapidamente, será o golden gol do Supremo, ou "Mano Supremus", que ficará marcado na história para sempre.
A minha torcida é para que o árbitro de vídeo (representado pela Sociedade) chegue logo no Brasil. A minha insegurança é que o Supremo não deixe isso acontecer, pois reduziria seriamente a sua possibilidade de continuar a ganhar o jogo da forma escandalosa como está acontecendo. Até que isso aconteça, o maior som que ouviremos será o do Galvão Bueno, gritando histericamente: "- Olha o Gol! Olha o Gol! Olha o Gol!!! É mais uuuum do Supremuuuuu!! Segura Brasil!! Eu quero ver a bandeira do Supremo tremulando e a tristeza estampada na cara do povo!!! Bom....bom.....bom demais o Garotinho Gilmar Mendes!!" - aliás, falando em Garotinho.....ichhh...é melhor mudar de assunto!! Por hoje é isso pessoal! Abraços!
Conselheiro Certificado pela Board Academy Sócio da área cível do SBCLaw Advogados
2 a👏👏👏