Surdo ou deficiente auditivo, qual a diferença
No meu dia a dia como tradutora e intérprete de Libras, vejo que é uma das dúvidas mais frequentes sobre qual o termo mais adequado.
É uma das dúvidas mais comuns e que gera muita confusão nas redes sociais e até mesmo em empresas e entre profissionais da comunicação. De vez em quando vejo reportagens que não conseguem manter uma consistência terminológica, ora usam "deficiente físico", "deficiente auditivo", ora, usam "surdo". E por falta desse conhecimento, acabam fazendo a uma grande confusão entre conceitos de identidades muito diferentes.
Algumas pessoas acham o termo "Surdo" agressivo ou constrangedor, mas na verdade não é, tem vários surdos YouTubers que deixam isso muito bem explicado, é uma questão e identidade!
Veja o canal: Vi Surdo.
Na perspectiva social e clínica
Surdo: pessoa que nasce surda (surdez severa/profunda), que compreende o mundo por experiências visuais, usa Libras como língua social e tem o português como segunda língua na modalidade escrita (quando tem acesso à uma boa escolarização). Nesse caso, não desenvolve a oralidade espontaneamente.
Para não generalizar; uma minoria de surdos tem acesso à educação básica, graduação, pós, mestrado e doutorado tem um bom conhecimento do português escrito. Mas como na sociedade em geral, isso é muito relativo e heterogêneo, então, há muitos surdos analfabetos na língua portuguesa.
Pessoa com deficiência auditiva (D.A.) ou ensurdecido: pessoa que nasce com audição, ou com com um bom resíduo auditivo, aprende o português como primeira língua e perde ou vai perdendo a audição em qualquer fase da vida, também conhecido como ensurdecido. Em alguns casos, a pessoa tem boa referência do português falado e escrito, se comunica preferencialmente pelo português faz leitura labial, lê legendas mas também pode usar a Libras.
São perfis de públicos muito diferentes, com histórias e conhecimentos distintos sobre a cultura ouvinte e o português na modalidade oral-auditiva.
É uma questão de contexto, quando falamos em dia nacional dos surdos, dia 26 de setembro, por exemplo, comemora-se a criação do INES, uma escola para surdos que usa a língua de sinais como meio de comunicação no ensino, aí que surge o primeiro registro de um pequeno dicionário de língua de sinais, a Iconographia dos surdos-mudos (termo antigo, usado na época), publicado em 1875.
Então, não tem certo ou errado, depende de qual público você está falando, alinhe conceito/intenção ao termo correto, esta é minha dica para você não confundir.
Qual o termo adequado
Se quer se referir às pessoas que usam Libras, então, o termo correto é Surdo!
Se está falando de público que usa o português, legenda... prefira o termo pessoa com deficiência auditiva.
Conseguiu entender as diferenças?
Se valeu, avisa nos comentários!
Aluno na Universidade Federal de São Paulo
4 aAlém desses conceitos descritos pela autora, temos também a comunidade de surdos oralizados, são pessoas que nasceram com surdez profunda ou severa ou que adquiriram em algum momento da vida e fazem uso da tecnologia (implante coclear ou outros) para se comunicar, desenvolvendo oralidade e escrita do português, e não necessariamente fazem uso de libras. Mesmo assim não deixaram de ser surdos.
Intérprete (Português<>Inglês) OPI/VRI/RSI/conferência | Tradutora (Português<>Inglês) | Mãe da Bea | Ajudo empresas e pessoas em seus projetos multilíngues
4 aAnsiosa pela palestra de sábado! <3
Educação | Empresária
5 aTrabalho com um professor deficiente visual. Aliás ele sempre dá cursos e acessorias como trabalhar inclusão no mercado de trabalho. E por mais que a gente fique sem jeito, o termo correto é cego, é surdo ... eles não são deficientes.
Comercial Vendas I Comunicação I Estratégia em Vendas I Marketing Digital
5 aMuito bom😘
Analista da Qualidade Pleno na Avon
5 aObrigada Paloma! Iniciarei meu curso de libras agora dia 20/01 e estou ansiosa.