A técnica do “bater e correr”
Participo de muitas reuniões e em algumas delas saio com a sensação de que “sobrevivi a mais uma reunião que poderia ter sido um e-mail”.
Não há nada mais frustrante do que ficar 1 hora, ou mais, numa sala com outras pessoas numa reunião sem pauta, sem objetivo definido, onde todos falam e nada é resolvido.
Meu tempo é precioso demais para desperdiçá-lo. Por isso, busco reuniões produtivas, com objetivo, para que ninguém saia com a sensação de que perdeu tempo.
Quando sou convidado a participar de uma reunião, pratico a técnica do “bater e correr”.
Antes de ir à reunião, busco entender por que devo estar ali. Pode ser vender um produto para um cliente ou convencê-lo de uma ideia. Seja qual for o objetivo, cumpro. Feito isso, saio da reunião. O meu objetivo ali foi cumprido e não há nada a mais que eu possa fazer.
Mas veja bem: não confunda o sair da reunião logo após o objetivo cumprido com grosseria. Seja educado, informe a todos que a sua parte ali já foi feita e saia com discrição.
Numa reunião é preferível não falar demais e também não abraçar o mundo com diversos objetivos a serem discutidos. Vá apenas com um, cumpra-o e saia.
Essa técnica me ajuda a realizar reuniões mais proveitosas e dar um passo de cada vez com mais segurança, em vez de me deixar levar pelos milhares de assuntos que acabam com um “tudo certo, nada resolvido”.
Antes de marcar uma reunião, revise o assunto que precisa ser discutido e veja se realmente há a necessidade de marcar uma reunião ou se um simples e-mail resolve. Valorize o seu tempo e o dos outros.