Técnico (Gestor) ganha jogo? Parte 22 – Persuasão
A persuasão é uma técnica que pode ser aprendida através de treinamento, por qualquer pessoa e por profissionais das mais diversas áreas. Assim, podemos afirmar que a persuasão é uma ciência, pois seus conceitos acompanham uma lógica, têm uma estrutura e, portanto, pode ser desenvolvida por qualquer pessoa. Na verdade, praticamente todas as pessoas têm alguma capacidade de persuasão e a utilizam diariamente para tentar conseguir algo daqueles com quem convivem. Claro que alguns têm esta habilidade, de forma inata, desenvolvida que outros.
A origem da palavra persuasão vem do latim, “persuadere”, que significa aconselhar, ou numa tradução livre, “aconselhar alguém até que este concorde em fazer o que queremos.
Um exemplo de persuasão é Diego Pablo Simeone, mais conhecido apenas como Simeone, ex-jogador de futebol e atualmente treinador do Atlético de Madrid.
Os jornais locais já destacavam seu poder de persuasão no Atlético de Madrid em sua trajetória como jogador: “Competitivo, brutal, se necessário, com poder de persuasão impressionante e com uma energia que contagia a todos no estádio e a ponto de ser populista, que tão bem funciona com uma torcida necessitada de afeto e de liderança, Simeone não era o melhor jogador do time, mas o mais destacado para os torcedores.
O mesmo se aplica ao mundo corporativo.
Gestores com poder de persuasão são pessoas que possuem uma comunicação poderosa que envolve os interlocutores com seus conselhos e, acabam conseguindo exatamente o que querem.
Os maiores persuasores são, antes de tudo, grandes conhecedores da alma humana. São pessoas que conseguem fazer uma leitura do que se passa na imaginação daqueles a quem vão persuadir, e lhes mostram exatamente como conseguir realizar o seu desejo, fazendo o que o persuasor está pedindo.
É importante não confundir persuadir com convencer. Conceitos bem diferentes.
Os líderes da sua organização são persuasores?
Como você tem aprimorado seu poder de persuasão?
Como dica de leitura, eu recomendo o livro “As armas da persuasão” de Robert B. Cialdini que explica como funciona o mecanismo da persuasão, quais fatores psicológicos influenciam nosso comportamento.
Aprimore seu poder de persuasão!
Até o próximo....
Abs e boa semana,
Ricardo Santos
@santinho
Exemplo a ser seguido! Abs!