Tem alguém estressado ai?

Tem alguém estressado ai?

Com a atual situação do Brasil e com todas as mudanças que tivemos que fazer para nos adaptar a esta nova realidade, as pessoas estão ainda mais estressadas: ou porque as contas da família não fecham, ou porque aumentou a pressão para produtividade, inovação e resultados ainda melhores no nosso trabalho.

 As cobranças não param de chegar e os profissionais estão se sentindo numa verdadeira lata de sardinha, esmagados e às vezes sem saber para onde ir. Quer dizer, para onde atirar, sem esquecer o tal medo do desemprego, que rondam as nossas cabeças e nos deixam ainda mais preocupados, sem conseguir, às vezes, organizar as ideias e entender o cenário em que nos encontramos.

 Você sabia que o excesso de trabalho nem sempre é o maior causador do estresse profissional?

 Uma pesquisa da Deloitte Greenhouse Experience - realizada em 120 países - descobriu que o maior índice de estresse, por exemplo, é referente à profissionais que descobriram que cometeram algum erro (82%).

 As demais causas, segundo a pesquisa, são:

  • Necessidade de equilibrar as responsabilidades, como assumir muitas funções;

  • Momentos de conflitos, como discussões com colegas, chefes ou ser repreendido numa reunião;

  • Ter que comunicar mensagens difíceis, como demissões, mudança de estrutura;

  • Situações de urgência, como a entrega de projetos com prazos apertados;

  • Fazer interações importantes, como apresentar algo numa reunião.

 Os estudos mostram que nem todos sentem e reagem ao estresse no trabalho da mesma forma, porque isso envolve o histórico pessoal e profissional de cada um, alinhado ao equilíbrio emocional, autoconhecimento, etc.

 O que nota-se de muito sério e vem acontecendo corriqueiramente, gerando até doenças profissionais, é a falta de alinhamento do perfil de uma pessoa com as demandas que ela exerce no trabalho.

 Um exemplo são os cortes nos níveis hierárquicos, fazendo com que os profissionais acumulem vagas ou assumam outras posições, que nem sempre adequam-se ao seu perfil e vice-versa.

 Cada vez mais as empresas terão que analisar o perfil comportamental de um candidato para gerar um encaixe com a vaga e, o profissional por sua vez, deve verificar o que é exigido, para que assim, possa tentar aproveitar o que possui de melhor em suas características e utilizar a seu favor.

 Esse trabalho é uma mão de via dupla, pois só assim evitaremos as grandes causas de estresse no trabalho, hoje! O autoconhecimento é a busca por respostas e entendimentos para várias questões sobre si mesmo e sobre sua vida. Um bom autoconhecimento poderá auxilia-lo a traçar seus objetivos profissionais, ser assertivo em suas escolhas e a diminuir o estresse em alguns momentos da sua jornada profissional.

 

 

 

 

 

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Giani Savi

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos