TEMPO DE CASA... NÃO SIGNIFICA NADA!!!
Antes que você me critique sem mesmo ler o Artigo, deixa eu me apresentar... Olá, me chamo Wellington Fernandes, sou Professor universitário; Mentor de Carreira; Palestrante; Fundador do Instituto Lidere Sua Carreira; Autor de livros e Career Counselor; pesquiso e estudo carreira no Brasil desde 2003.
Em tempos de crise em meu Consultório de Counseling aqui no Instituto Lidere Sua Carreira, com sede na Avenida Paulista; tenho recebido centenas de profissionais completamente frustrados com as seguintes indagações:
- “Mas professor!!! Eu dediquei a minha vida para a empresa por longos anos e agora eles me mandaram embora do absoluto nada??? Isso não é justo!!!”.
- “Eu não aceito ser trocado (a) por uma pessoa que acabou de entrar na empresa e não tem a metade da minha experiência nessa casa!!!”
- “Como a empresa preferiu ficar com “fulano (a)” que eu treinei e me dispensar dessa forma tão cruel após tantos anos de trabalho leal e dedicado???”
- “Eu fui pego de surpresa, pois não esperava ser demitido após tantos anos de casa!!! O que eu vou fazer da minha vida agora???”
Uma coisa muito comum entre as gerações Tradicionalistas e Baby Boomers é a supervalorização do tempo de casa. Isso para muitos significa hombridade, respeito, lealdade, o famoso “vestir a camisa”. Muitos se orgulham ao ponto de bater no peito para dizerem que possuem apenas um único registro na carteira. Hodiernamente isso não faz muito sentido para as novas gerações, até por que os tempos são outros e os valores profissionais e principalmente vocacionais também são outros.
Entenda, a minha indignação, definitivamente não esta em ficar por muitos anos em uma mesma empresa, mas sim em como você permanece por muitos anos nessa mesma empresa? Entendeu?
Tente agora olhar para dentro e se perguntar, o que você tem feito nesses anos de estadia nessa mesma empresa? Você conquistou novos cargos, posições, tarefas novas? Você se sente útil, requisitado, vivo dentro dessa “casa”? Você e seu trabalho podem ser substituídos, seja pelas novas tecnologias ou por outras pessoas?
Não vou nem perguntar se a empresa investiu e ou investe em você! A minha questão é ainda mais profunda... E você? Investiu e ou tem investido em você mesmo? Com cursos, treinamentos, palestras, seminários, livros, workshops, career counseling (aconselhamento de carreira) e afins...???
Seu currículo esta atualizado? Está ativo, nas redes sociais tais como o próprio Linkedin?
Aprenda uma coisa, o melhor momento para se arrumar um bom emprego é quando se está empregado, ou seja, quando se está atrativo, vivo, útil e disponível para novas experiências e novos desafios.
Pronto! Agora sim, tenha total liberdade para fazer a sua crítica e ou elogio aqui nos comentários! Minha única intensão é provocar você a pensar fora da caixa!
E aí, gostou deste Artigo?
✅ RECEBA AGORA MESMO MEU NOVO E-BOOK: "OS 10 PASSOS DO CURRÍCULO ATRATIVO 🚀 🚀 🚀
•
•
•
Avenida Paulista, 726 - São Paulo- SP.
Tel. (011) 2875-7920 _ (011) 98386-7510
•
•
•
ME SIGA NAS REDES SOCIAIS:
Gestão de RH| Empresária| Gestão comercial na SanRocha Representação
5 aQuando se está empregado, tem-se a sensação de segurança, de estabilidade, de não precisar de renovação e isso faz erroneamente pensar que não há necessidade de atualização. As prioridades são outras, e somente depois de um chacoalhão, como o desemprego, é que vem a tona a urgência de um upgrade, não só na área profissional, mas na vida de forma geral.
ADMINISTRADORA | LOGISTICA MERCADO LIVRE 💛| EMPREENDEDORA SUSTENTÁVEL ♻️ @OBRECHÓEVE
6 aMuito bom Professor, trazendo mais um tema muito importante e pouco falado ou exposto principalmente no meio corporativo. Por isso fazer um Gestão de diversidades, torna-se cada vez mais um desafio maior na cultura organizacional das empresas. Pessoas com muitos tempo de casa,carregam dentro de si essas crenças limitantes citadas no artigo,o que é muito difícil e delicado para fazer essa transição. Primeiro é preciso despertar a vontade de mudança e depois de um especialista (counseling) que ajude a traçar e concretizar seu novo futuro na carreira profissional. Tanto para quem tem muito tempo de serviço,quanto para quem é Líder ou Gestor. Nunca é tarde ou velho demais para sair da caixa. Se reinventar é um dos presentes que a vida nos oferece todos os dias ao acordar!