Tendências em Remuneração - Parte I
Desafios e Prioridades para as Lideranças das Empresas
Segundo o Relatório "2024 - Compensation Best Practices Report" da Payscale, a expectativa é de que a economia mundial continue desacelerando neste ano. Atualmente, as empresas estão em uma posição vantajosa no mercado de trabalho, pelo menos para funcionários assalariados. No entanto, a "Guerra por Talentos" não acabou e as empresas precisam criar vantagens competitivas para o futuro. Os profissionais continuam expressando preocupações sobre o custo de vida, ambientes de trabalho tóxicos, políticas inflexíveis de trabalho remoto, esgotamento e insatisfação geral com o emprego.
A área de RH com maior desafio atual é Remuneração, para os executivos de RH e empresas, devido a fatores como, grande onda de turnover, elevação das ofertas salariais para atrair e manter talentos, aumento da atenção à equidade salarial e a legislação recente sobre transparência salarial.
Dentro do principal desafio, as 3 prioridades são:
O Estudo mostra ainda que a maioria das empresas não tem ou ainda estão desenvolvendo, melhores metodologias e sistemas de Remuneração e/ou que precisam incorporar mais tecnologia (inclui IA) para a gestão do tema. 58% ainda usam o Excel para gerenciar a área.
Tais tendências vêm de encontro ao alto grau de desengajamento (53%), turnover (33%) em todos os segmentos de atuação e incertezas na Economia mundial, além de atrair e fazer permanecer os melhores talentos do mercado.
Recomendados pelo LinkedIn
Apesar das preocupações economicas para 2024, é preciso ficar atento, pois especialistas relatam que em 2025 o mercado será revigorado e há que se preparar para a gestão de talentos. Recomenda-se que os líderes de RH e os profissionais de remuneração monitorem cuidadosamente os dados sobre o mercado de trabalho e o crescimento salarial ao longo do próximo ano para orientar o planejamento de remuneração e a estratégia de pessoas, especialmente no que diz respeito à fixação de talentos de alto desempenho.
É claro que Remuneração deve vir integrada com outras estratégias de RH para tornar mais eficiente os investimentos e resultados na área e na gestão dos talentos.
Os profissionais de Remuneração, em sua maioria, vêem a tendência de IA como positiva, além das oportunidades com a propensão de maior flexibilidade no trabalho, mas principalmente para reduzir trabalhos manuaia, aumentae a justiça na descisões sobre pessoas, ou a criação de novos empregos.
Outro tema importante é a Remuneração por Habilidades que vem crescendo continuamente. Utilizada para a gestão de talentos e refere-se aos processos de contratação e redistribuição de funcionários que enfatizam as capacidades em vez da educação ou títulos, e tem atraído maior interesse devido ao seu potencial para resolver a escassez de mão de obra e aumentar a agilidade dos negócios, determinando o pagamento dos funcionários com base no conhecimento, na experiência e nas habilidades compensáveis, em vez do título do cargo.
A transparência salarial também é uma abordagem global cada vez mais crescente e envolve o entendimento de que as pessoas querem ter sobre qual é e como funciona a Política de Cargos e Salários das empresas em que trabalham, além de envolver questões de ESG e questões legais de cada país.
Quer saber quais os desafios de talentos estão fazendo a diferença no engajamento dos colaboradores? Me contate e acompanhe as newsletters!
Sou fundador da Talentos Mais Soluções em Gestão de Pessoas, que me acompanha nesta jornada desde 2020.
Me dedico a projetos de RH e no meu Portfólio você pode conferir os serviços oferecidos para aumentar o engajamento dos colaboradores da sua empresa.
Adicionalmente sou Parceito no Programa de Transição de Carreira Direto ao Ponto para desligamentos planejados das empresas.
No meu perfil você pode conferir a minha história de carreira, experiências e formações.
Show! Lançamento da newsletter!