Tendências globais e os seus impactos na Educação
O relatório 'Trends shaping Education' publicado pela OECD é leitura essencial para professores líderes engajados com a oferta de educação internacional relevante e para administradores e líderes educacionais responsáveis por iniciativas e políticas curriculares de impacto positivo na sociedade. Esta publicação apresenta de forma clara alguns potenciais desafios e oportunidades para os nossos sistemas educacionais, com base em observações sérias sobre os rumos que as sociedades modernas têm tomado.
Dentre os temas estão: mudanças nos eixos de poder, alta mobilidade humana, alto consumo, uso de recursos de forma não sustentável, desigualdade, mudanças climáticas, cidadania democrática, participação social, segurança, novas tecnologias, as repercussões do aumento da expectativa de vida e novos padrões culturais.
Como os sistemas educacionais estão se organizando para desenvolver talentos capazes de lidar com esses desafios e oportunidades? Um dos objetivos mais comuns de qualquer sistema educacional é desenvolver cidadãos capazes de construir prosperidade para si e para as suas sociedades. Pensando assim, será que esses temas do relatório estão passando pelas salas de aula de modo a despertar o desenvolvimento não só de conhecimento interdisciplinar mas também de forma a suscitar ações e mudanças de comportamento benéficos à construção de sociedades modernas conscientes, éticas e justas?
Como resultado da minha experiência lendo este relatório, proponho aqui 2 perguntas importantes para a reflexão e ação em escolas em todo o Brasil.
Para a reflexão de professores:
Uma forma inicial de equipar os nossos educandos com repertório para serem capazes de resolver problemas complexos é por meio do ensino interdisciplinar e do fomento à pesquisas e projetos. O que precisamos fazer dentro do nosso escopo de influência para, em maior medida e em maior escala, transformarmos conhecimento interdisciplinar em ação, mudança de comportamento, liderança e empreendedorismo na educação formal?
Para a reflexão de líderes educacionais:
Com qual frequência o currículo escolar é revisto de forma a acompanhar tendências globais e permitir o desenvolvimento de competências de alto impacto nas sociedades modernas? Como flexibilizar os sistemas para que ganhemos agilidade para lidar com assuntos e problemas que são de grande valia e relevância para o futuro dos jovens?
Referências
Fernando Mesquita
fernandomesquita.ca@gmail.com
https://about.me/Fernandomesquita
Coordenador do Curso de Comunicação Digital, Letras e Pedagogia da FAE Centro Universitário | Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Comunicação Escrita e Revisão Textual da FAE | Professor Universitário
5 aMuito bom, Fernando!