A TEORIA DOS SETENIOS E O AUTOCONHECIMENTO.

A TEORIA DOS SETENIOS E O AUTOCONHECIMENTO.

Na antroposofia de Steiner, o que ele chama de “leminiscata” é o equilíbrio dinâmico, perfeito e rítmico do corpo. É um arquétipo vivo do presente, passado e futuro e cada tempo pode ser visitado e revisitado sempre que houver necessidade. Por que comecei a fala com algo que parece complicado. Porque não é. Em palavras simples, cada um de nós pode refletir sobre sua vida e revisitar as fases dos setênios para extrair o melhor que possa contribuir com o seu autoconhecimento.

Nesse artigo, você vai conhecer o Ciclo da Vida baseado nos setênios e para ajudar você a fazer o seu exercício de autoconhecimento, vou ilustrar com um pouco da minha história.

Pra começar, é preciso conhecer o infográfico do ciclo de vida. Aqui está.


Fases da Vida

A metodologia de Steiner se baseia na visão panorâmica e depois a necessidade de se refletir sobre fatos específicos de nossas vidas e situações repetitivas as quais queremos mudar. Ao mesmo tempo, direcionar algumas atividades rotineiras e até mesmo mudar metas para atuarmos positivamente em nós mesmos. As situações repetitivas que precisamos focar são nossos sentimentos que levam a comportamentos, ou seja, situações resultantes de estímulos externos, que queremos manter ou mudar.

Ilustrando, quando eu tinha 42 anos, com um certificado de mestra, com ótimas perspectivas para empreender, me fiz uma pergunta que mudou meu modo de pensar sobre o futuro. A pergunta foi: por que eu estou fazendo o que estou fazendo?

Eu estava com a mente fixa em fazer doutorado, mas a experiência do mestrado foi dolorosa para meu cônjuge, e ao mesmo tempo, fui ao velório da minha amada avó e a cena do avô perto do seu corpo me comoveu profundamente. Eram mais de 60 anos de um casamento nos moldes europeus, com todos os desafios do pós primeira guerra mundial.

Refletindo sobre a pergunta que eu fiz a mim mesma, decidi mudar a minha principal meta da época: não fazer doutorado. Achei que fizesse o futuro e ele ainda não chegou. Investi em outros cursos e atividades mais leves.

Ainda estou na fase do “Tornar-se Sábio”, mas três ultimas colunas do infográfico. Adaptei meus objetivos para ajudar as pessoas no seu comportamento empreendedor, nas várias fases de suas vidas e principalmente os empresários e líderes de equipes. Que escolha feliz!

O que aprendi sobre mim? Que ainda tenho muito a aprender, mas tenho muito a compartilhar. Analise o infográfico e escreva fatos importantes da sua vida em cada setênio, observando antes como ele funciona. Revisite os fatores e seus comportamentos. Reflita sobre eles e sobre como eles ainda atuam em você.

Na minha fase Nascer (Identidade), meus amigos e família me chamavam de “Mafalda”, pois eu queria consertar o mundo. Recentemente criei um conteúdo e usei uma imagem da Mafalda refletindo ao lado do globo terrestre numa mensagem de autorresponsabilidade. Isso foi algo que não mudei e não quero mudar. Minha responsabilidade individual, independente do que ocorre no mundo, precisa continuar.

Para deixar você com seus pensamentos, há uma fase que diz: "Ninguém pode construir em teu lugar as pontes que precisarás passar, para atravessar o rio da vida- ninguém, exceto tu, só tu". Nietzsche.

Até breve!

Sheila Chamecki Rigler

Diretora da Agência de Namoro e Casamento Par Ideal, Assessoria em Relações Humanas em Curitiba. Coach de Relacionamento

3 sem

Gostei muito.Cada fase da vida os objetivos mudam

Karoline Germano

Engenheira Química | Dados| Estatística| Qualidade| Instrumentação| Pesquisa e Desenvolvimento| Metrologia

3 sem

Inspirador! Amei a leitura

Ana Carolina Bacila

Saúde / Bem estar / Felicidade

3 sem

👏 excelente

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos