Tipos de Lideres
Liderança de timoneiro
Nesse caso, o líder foca em atingir a perfeição e as metas. Ele determina padrões de desempenho muito altos e tenta liderar sempre pelo exemplo. Para ser um líder de ponta, é preciso buscar a perfeição, com foco exclusivo nas metas a alcançar; é preciso ser um especialista que sabe o que dizer e que estabelece padrões muito altos.
A obsessão desse tipo de líder em fazer as coisas melhor e mais rapidamente cria a expectativa de que todos façam o mesmo, facilitando a identificação dos funcionários menos produtivos. Ele exige mais dos seus subordinados e, caso não estejam à altura da tarefa, o líder timoneiro se dispõe a resolver os problemas pessoalmente.
Tenha em mente
O uso inadequado do estilo timoneiro pode facilmente resultar em opressão, já que esse perfil tende a gerar ambientes de trabalho sobrecarregados devido à demanda de excelência.
Se levarmos em conta o fato de que o líder timoneiro tende a não expressar suas diretrizes com clareza (já que, do seu ponto de vista, todos já sabem o que devem fazer), seus subordinados são frequentemente forçados a adivinhar o que ele quer. Portanto, não é de surpreender que, quando os funcionários se sentem muito pressionados pelo chefe ou, pior ainda, quando percebem que o chefe não confia neles, o ânimo coletivo despenca. O mais preocupante é que esses líderes costumam estar tão absorvidos por suas metas que negligenciam aqueles que deveriam ajudar a alcançá-las. Essa é uma situação que, evidentemente, resulta em uma grande desarmonia.
Recomendados pelo LinkedIn
A competência essencial desse estilo está na correta combinação entre motivação para alcançar objetivos e iniciativa.
Esse tipo de líder também não costuma ter a capacidade de colaborar ou se comunicar de forma eficaz com os outros, especialmente quando se trata de fornecer feedback oportuno e útil. No entanto, sua deficiência mais notável geralmente se concentra na falta de autogestão emocional, um déficit que se manifesta, na melhor das hipóteses, como impaciência ou numa forma de liderança obsessiva que se concentra desproporcionalmente nos detalhes.
Conclusão
A liderança de timoneiro pode funcionar muito bem em combinação com outros estilos, como o estilo visionário, que se caracteriza por incentivar o entusiasmo, ou o estilo afiliativo, que se concentra na formação de equipes.