Tive uma ideia de negócio, e agora? Use o Business Model Canvas
Foto: reprodução

Tive uma ideia de negócio, e agora? Use o Business Model Canvas

Durante o curso Reprograma, sobre programação e empreendedorismo, tive uma aula com a Carla de Bona sobre o Business Model Canvas (em tradução livre, Quadro de Modelo de Negócios). Antes de explicar o que ele significa em termos técnicos, acho interessante falar sobre o problema que ele resolve.

Sabe quando alguém tem uma ideia fantástica e não sabe se ela possui viabilidade ou não? Ou quando já tem um negócio em andamento e precisa analisar o processo do produto e ver se ele faz sentido? Pois é, o quadro pode ajudar nessas tarefas.

A ferramenta foi proposta por Alexander Osterwalder baseada no livro “Business Model Ontology”.

Usando a sua definição: “é um mapa visual (em uma única página) que descreve a lógica de criação, entrega e captura de valor em um modelo de negócio” [Nesse vídeo ele explica melhor todo o conceito]. 

Dizendo em outras palavras, a ferramenta é o quadro onde o artista (no caso, o empreendedor) vai pintar a sua obra. Segue aqui uma explicação do próprio Osterwalder: “São nove blocos que permitem a você descrever ou desenvolver qualquer modelo de negócios que você possa imaginar”.

Mas o que isso significa na vida real? 

Quando é entregue uma proposta de valor (a oferta de um produto ou serviço) o que está sendo feito, no fundo no fundo, é sendo contada uma história. Toda história tem começo, meio e fim certo? Então, o Business Model Canvas faz com que seja mais fácil visualizar a história que está sendo contada.

Eu, que sou jornalista, relaciono o quadro às questões que aprendemos no famoso roteiro 5W (ou 5W1H), que todo profissional da área estuda na faculdade: “Quem?” “O quê?” “Quando?” “Onde?” “Por quê?” (alguns teóricos adicionam o “Como” a esta equação).

E agora, como fazer o Business Model Canvas funcionar?

Mãos à obra!

O modelo pode ser impresso em uma folha de papel ou então podem ser utilizados exemplos online. O Sebrae possui um website por meio do qual é possível criar e compartilhar quantos quadros o usuário desejar. A recomendação do autor do modelo é que seja seguido o seguinte roteiro:

1. Segmentos de mercado

Para quem estamos criando valor? Quem são os clientes mais importantes?

2. Proposta de valor

Que valor estamos entregando ao cliente? Que problemas estão sendo resolvidos com nossos produtos ou serviços?

3. Canais

Como comunicar e entregar a nossa proposta de valor? De que forma nossos produtos ou serviços chegarão até os clientes?

4. Relacionamento com clientes

Como fazer para conquistar e manter uma boa relação com os clientes?

5. Fontes de receita

Quanto e como os clientes pagarão pelo que está sendo oferecido?

6. Recursos-chave

Quais são os recursos necessários para realizar nossa proposta de valor? O que é necessário para fazer o negócio funcionar?

7. Atividades-chave

Que atividades são mais importantes para fazer nosso modelo de negócio funcionar? Quais ações são necessárias para a realização da proposta de valor?

8. Parcerias-chave

Quais parcerias fazer para entregar a proposta de valor aos nossos clientes? Quem são os aliados que podem otimizar e reduzir os riscos do negócio?

9. Estrutura de custos

Quais custos vamos ter para gerar valor para o nosso cliente? Quais são os gastos envolvidos na operação do negócio?

Algumas dicas para a elaboração do modelo:

O ideal é, ao invés de preencher o quadro diretamente, usar post-its ou quadros online de forma a manter as ideias em movimento. Em relação ao uso de cores não há uma regra rígida. Dá para usar um tipo de cor para cada segmento de mercado diferente, cores para diferentes estágios da empresa, mesma cor para cada tipo de bloco, etc.

Eu fiz um quadro para um projeto que eu tenho de um website sobre a Constituição brasileira. O site ainda está sendo melhorado, mas para quem quiser ver e opinar o modelo está aqui abaixo:


Para finalizar segue a frase do Osterwalder: “Bons produtos estão se tornando commodity. É a combinação entre bons produtos e um bom modelo de negócios que irá deixar você à frente da concorrência na próxima década”.
Rafael Rodrigues de Faria

Gestão de Projetos | CSM | KMP | SAFe Agilist | PMP | Agilidade de Negócios

8 a

Ei Tati. Muito bacana acompanhar seu material. Amo o Business Canvas. Usei muito em diversos trabalhos para auxiliar na definição de estratégias e ajudar compreender melhor o valor que a empresa queria entregar aos clientes. Parabéns pelo texto!!! Sucesso com o projeto.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos