Trânsito: O Dilema da Geração Y
Há 2 anos tenho optado pelo transporte público, especificamente, trens e metrôs. Sabe qual o motivo?
Faço parte a geração Y que não sabe lidar com a frustração da vida moderna. Dependemos da nossa força, temos grande facilidade com tecnologias e somos independentes com “pouca idade”. O que fazemos quando nos vemos parados no trânsito de São Paulo? O que fazer com as duas horas presos dentro de um carro? Simples – Mudamos essa história optando finalmente pelo transporte público.
A grande tendência é que os jovens trabalhadores (nascidos de 1990 à 2000) passem a deixar os carros em casa e a investir em outros meios de locomoção.
No período de uma hora que normalmente eu passo dentro de um trem, tenho ali o meu desligamento do mundo externo e a imersão dentro do meu celular. Tudo começa quando acesso ao aplicativo Netflix. Aquela uma hora que eu passava dentro do carro ouvindo músicas e sofrendo com ansiedade, agora ela é utilizada para entretenimento. Quando menos se espera, chegamos ao destino!
Na capital paulista, existem mais de 6 milhões de carros, um número que cresce duas vezes mais rápido do que a quantidade de habitantes.
“As 200.101 unidades vendidas em março de 2018 representaram uma alta significativa em qualquer uma das comparações que normalmente são feitas: alta de 31,93% em relação a fevereiro e de 8,86% em comparação com março de 2017. Isso tudo ainda fez o acumulado do ano ficar quase 15% acima do mesmo período do ano passado.” Notícias Automotivas
Um belo dia sentei na janela do trem, com visão para a Marginal Caótica de Pinheiros. Sabe todos esses dados que você leu até agora? Eu entendi o motivo de todos eles. Analisei 40 carros: Todos com apenas um passageiro. Um carro – uma pessoa.
Infelizmente falar de sustentabilidade não tem comovido as pessoas a deixarem os carros em casa e optarem pelo sufoco dentro do ônibus. O que comove é: “estou perdendo tempo”.
Apesar dos números anuais de venda de carros só aumentarem, também consigo ver um número grande de jovens que utiliza bem o tempo dentro do transporte público. Muitos leem, muitos veem o episódio de uma série, muitos estudam e muitos estreitam os laços de amizade. Usar o tempo de forma útil, essa é chave da geração Y.
Valorizamos o nosso tempo e nos angustiamos profundamente quando perdemos ele. Seja na fila do pão, seja ligando para o call center. Que preguiça...
Espero sinceramente que essa seja a tendência do mundo: Usar o tempo da melhor forma possível.