A transformação digital é analógica!

A transformação digital é analógica!

A história de humanidade em seus grandes "saltos" econômicos, culturais e sociais se mescla com a evolução da comunicação e dos livros principalmente.

Os primeiros livros foram criados pelos Sumérios, atual Iraque, quando esta civilização começou a escrever em tabletes de argila, por volta de 3.200 a.C. na Mesopotâmia. O conteúdo, naquela época, era composto por leis, assuntos religiosos e da gestão pública, lendas e até poesia.

Outro capítulo importante dessa evolução foi com o processo de aceleração da produção de livros. Johannes Gutenber, alemão de nacionalidade, no século XV, desenvolveu aproximadamente no ano de 1.430 a máquina de imprensa. Significou para época um grande avanço e modernidade. Os livros deixaram na prática de serem produzidos manualmente (artesanais) para serem produzidos em série mecanizada e podemos falar até em "escala". Um grande salto para o conhecimento...uma transformação em tanto.

A transformação digital não é um evento com início, meio e fim. Ela simplesmente vem ocorrendo ao longo do tempo e não para nunca. Ela não é um conceito para o futuro. Já está ai na sua porta faz tempo. Abra os olhos! A sua empresa não precisa esperar um ano místico para pensar estrategicamente na transformação digital.

Se a sua empresa não tem o mínimo de atenção à transformação digital como se deve e que a pandemia Covid-19 deu um "empurrãozinho" e "alertada" no sentido que os negócios só terão prosperidade e continuidade se ela fizer parte do seu planejamento estratégico a partir de ontem.

Dessa maneira é de suma importância compreender exatamente qual o verdadeiro significado da transformação digital e qual o seu impacto na sociedade e como aplica-los aos negócios.

Falar de transformação digital não é falar de TI, falar de transformação digital é falar de negócios: modelos, processos, investimentos, resiliência, diversidade, gestão empoderada!

Pela primeira vez a 4. revolução trouxe algo diferente das outras revoluções. A partir da coleta e análise de dados em tempo real, inteligência artificial, Big Data, cloud, impressora 3D, e da comunicação em tempo real de todos os componentes em uma linha de produção, o desenvolvimento de produtos se torna muito eficiente e personalizado. É o cliente sendo o principal beneficiado com tudo isso.

E a mão de obra para trabalhar com a transformação digital? As gerações estão se preparando e como? E os gestores? E os CEOs? E os empreendedores? E os Diretores? Como estão se preparando para essa tal transformação digital? Digo e repito, não é TI, transformação digital é business!

Falando em business, é primordial transformar produtos e serviços. Precisam estar juntos. Um pacote de soluções integrado, atrativo e disruptivo. Outro ponto, que falamos pouco acima, empoderar e atrair talentos para a diversidade, inovação e criatividade. É crucial.

Otimizar operações é outro ponto que integra os dois anteriores. E o último e mais importante é...transformação digital significa uma vez por todas melhorar o relacionamento com o cliente, usuário, consumidor! Se não melhorar, aprimorar, aproximar, de nada adiantou os três tópicos citados.

Comentamos de...produtos e serviços, empoderar corpo de talentos, otimização das operações e relacionamento com o cliente. Todos tem a ação humana como fonte geradora da transformação digital. Ou seja, a transformação digital é analógica! Pense nisso! Não seremos substituídos. A máquina é a nossa facilitadora e fonte de maximização de lucros e crescimento.

E boa transformação para você e sua empresa!

Haine Haster Cabral









Newton Rodrigues-Lima, Ph.D

Presidente da Blueway Consultoria | Consultor e Mentor de negócios | Palestrante e Professor de MBA

3 a

👍👏👏

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos