A transformação digital nos seguros

A transformação digital nos seguros

A Revista Apólice publicou um artigo muito interessante sobre esse tema e destaca o quanto o digital invadiu os negócios que criam experiências no dia a dia do consumidor. O desafio da transformação digital é a percepção do cliente e, ainda, estamos distantes disso em comparação com países mais desenvolvidos. Com a entrada das fintechs, startups, bancos digitais e blockchain, tal maturidade tende a acelerar rapidamente.

Na área de seguros, o investimento das Seguradoras vem se intensificando nos últimos anos. O foco inicial está no profundo conhecimento do cliente, através de ferramentas engajadoras que permitem a implementação de um CRM, para fortalecer o papel consultivo dos corretores. Isso gera altos índices de retenção e satisfação de clientes, além de novas vendas. Os meios digitais possibilitam maior eficiência, pois as transações e gestão de carteiras estão disponíveis de forma mais ágil, visto que na internet a maneira de atrair e converter vendas é bem diferente de visitas presenciais.

Outro papel importante da transformação digital é a inclusão. E para conquistar a fidelidade de um cliente é preciso investir na transparência das relações. Já há um consenso entre os profissionais de que o mercado mudou e que a burocracia será cada vez menor na gestão dos seguros. A receptividade e o apoio do corretor de seguros têm sido essenciais para conduzir essas mudanças e levar ao consumidor, de fato, a novas experiências.

Com base nos últimos eventos, seminários técnicos e congressos focados em insurtechs, ressalto algumas razões pelas quais o modelo ganhará foco no mercado de seguros nos próximos anos:

  • APLICATIVOS

As seguradoras estão desenvolvendo aplicativos que analisam o estilo de vida de seus clientes, gerando uma precificação mais assertiva. 

  • INTEGRAÇÃO DA INFORMAÇÃO

As companhias de seguros devem integrar todos os parceiros da cadeia de valor para entender e atender as necessidades do cliente. As grandes análises de dados desempenham um papel importante na obtenção de informações de um cliente de forma global.

  • EXPERIÊNCIA E CONVERSÃO DIGITAL

A liberdade do consumidor já é palavra de ordem para proporcionar experiências autônomas de compra, ativação e gestão dos seus seguros. 

Viviane Boaventura

Head of Business Intelligence at Boaventura Seguros

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Viviane Tieghi

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos