Transição de carreira: dos dilemas aos aprendizados
Por: Lívia Cunha

Transição de carreira: dos dilemas aos aprendizados

Escolha sua profissão com cuidado porque é o que você irá fazer por toda a vida.

Esse era o pensamento da maioria das pessoas até pouco tempo atrás, em que a trajetória no mercado de trabalho seguia a ordem faculdade - estágio - seguir carreira no ramo até se aposentar. Porém, o mundo mudou, e os profissionais também.

De 15 anos para cá, é incontável as oportunidades que surgiram para quem está à procura de novos desafios. E logo eu, mesmo sempre tendo um grande amor pela enfermagem, me vi questionando qual rumo pretendia dar para minha jornada.

Mas, como diz o ditado “Nada acontece por acaso”. E por convite de uma amiga que precisava de alguém para gerenciar a migração dos clientes para a internet, acendeu uma luzinha na cabeça. “E se eu fizesse isso?”. Então, fui em busca de saber um pouco mais sobre a área e, no primeiro workshop, boom! Foi amor à primeira vista.

Na época, estava cursando Recursos Humanos, mas ao me deparar com o marketing resolvi mudar o norte. Claro, muitas dúvidas passam pela mente nessa hora, como o medo de largar o que já tinha começado, a insegurança de tentar algo completamente novo e a incerteza de não ter trabalhado no campo.

No entanto, mesmo assim resolvi enfrentar a nova etapa que via pela frente. E cheguei a conclusão de que se você sente que está na hora de dar um novo significado para sua vida profissional, é preciso dar um passe adiante.

Nessa perspectiva, fui atrás do meu mais novo sonho, começando por cursos e conteúdos para compor uma base sólida de conhecimentos. Afinal, de nada adianta apenas a força de vontade de mudar sem traçar metas bem definidas. Dessa maneira, após ter uma noção maior sobre o setor, me formei em marketing e me especializei em estratégia digital com ênfase em Instagram e mídias sociais.

Hoje, faz dois anos e meio que atuo no marketing digital ajudando empresas a construírem sua presença online. Ainda trabalho parte do tempo como técnica de enfermagem, mas assim como cuido dos funcionários das instituições com atenção e responsabilidade, utilizo os mesmos princípios para atender meus clientes, seja como coordenadora de uma agência ou autônoma.

Assim, nessa transição de carreira, consegui identificar alguns pontos importantes para quem está disposto a trilhar um novo caminho. Entre eles, gostaria de citar dois:

-      Persistência: mudar é difícil e vai doer. Afinal, é um ambiente novo e você precisa se adaptar para seguir em frente. Porém, com um objetivo bem definido, essa dor se transforma em aprendizado e te ensina a aproveitar a jornada, não só o destino.

-      Conteúdo: o ambiente digital é concorrido. Isso faz com que apenas os melhores conteúdos sobressaiam. Então, focar em desenvolver um trabalho baseado em materiais consistentes é ponto-chave para se destacar. 

Além disso, é necessário dar um fim na mentalidade de que nascemos só com uma vocação. Essa linha de pensamento não é mais compatível em um mundo hiperconectado e com portas abertas para o que você desejar aprender e se aprofundar.

Assim, se antes achava que estava no caminho certo, hoje tenho certeza!  

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos