A Transição de Carreira e seus Medos #37

A Transição de Carreira e seus Medos #37

Uma transição de carreira envolve enfrentar alguns medos. Ponto! Isso é fato.

Enfrentar medos é parte integrante desse processo, a menos que a opção seja deixar a vida tomar decisões por você e a má notícia é que neste caminho o medo dá sempre um jeitinho de se manter presente. A diferença está no que sentimos depois, diante dos resultados colhidos. Vem comigo encarar seus medos também!

O que são esses medos?

Medo é um estado afetivo suscitado pela consciência do perigo, que pode ser real ou imaginário.

Na transição de carreira, os medos irão surgir antes, durante e depois. Pelo menos, eu senti vários tipos de medo e te conto aqui sobre alguns deles:

  • Medo da Perda de Identidade: Após anos dedicados a uma carreira específica, é comum temer perder a identidade profissional ao mudar de rumo. Eu me perguntava quem eu seria fora do mundo corporativo e temia não conseguir criar uma nova identidade profissional para mim, até que tive clareza de “quem eu queria me tornar”.

  • Medo da Perda (ou falta) de Reconhecimento: Após conquistar reconhecimento em uma área específica, obviamente há o receio de não ser reconhecido ou valorizado na nova carreira da mesma forma. Isso depende muito de como você decide lidar com isso e da consciência de que o tempo e sua dedicação à nova carreira é um elemento determinante neste sentido. Eu não senti esse medo no início, mas confesso que em alguns momentos notei que depois sentia uma dorzinha interna de saudade do quanto o reconhecimento externo alimentava minha vaidade. Aprendi a me auto reconhecer e você não faz ideia como isso é poderoso. 

  • Medo da Incapacidade de Aprender: Ouço isso nas entrelinhas durante os processos de gestão de carreira em que atuo como consultora. O que me dizem por vezes é algo como: “Eu fiz isso minha vida toda, não me vejo fazendo outra coisa.”  Vem como um fator relacionado à duvidar da própria capacidade de começar do zero, fazer algo novo que dependa de novos aprendizados. Passei longe desse medo, mas é importante estar aqui presente porque muito embora eu tenha começado algo novo e do zero em todos os sentidos, eu sei que foram minhas habilidades emocionais e minha experiência que me impulsionam.

  • Medo da Diferença de Estilo de Vida: Uma mudança de carreira significativa pode implicar em uma mudança no estilo de vida, seja em rotina, prestígio e capacidade financeira, o que pode gerar ansiedade em relação ao desconhecido. Sim, muita coisa vai mudar porque realmente é parte do processo. Mas, é melhor que esteja preparado do que ser pego de surpresa. Ampliar seu nível de consciência sobre isso e criar contingências vai amenizar essas dores. Não quero te enganar, vai doer, mas se eu pude lidar com isso, você também pode.

  • Medo do fracasso: o mais cruel de todos. O receio de não alcançar sucesso na nova área de atuação, seja por não atingir metas pessoais e ou profissionais, não obter reconhecimento ou não conseguir se adaptar a uma nova realidade. Esse é o típico medo imaginário que vai te fazer criar cenários de caos emocional na sua cabeça e te levar para o buraco. Eu senti até o dia em que percebi que o sucesso não estava mais atrelado ao resultado e sim ao meu bem-estar durante a jornada. Eu me sinto bem-sucedida hoje porque meu dia a dia profissional é prazeroso e isso cria um ciclo virtuoso ao meu redor.

Por que isso acontece e quais as consequências?

Esses medos surgem da nossa necessidade de segurança e estabilidade. O medo do desconhecido pode nos impedir de explorar novas oportunidades, o medo de falhar pode nos paralisar diante de desafios, o medo da instabilidade financeira pode nos fazer resistir a mudanças e o medo da rejeição pode minar nossa autoconfiança.

A importância de ressignificar seus medos

Reconhecer e entender nossos medos é o primeiro passo para superá-los. Ao ressignificar esses medos, podemos transformá-los em oportunidades de crescimento e aprendizado. Por exemplo, em vez de temer o desconhecido, podemos encará-lo como uma chance de explorar novas possibilidades e desenvolver novas habilidades.

Dicas sobre como enfrentar seus medos:

1. Identifique suas travas: Faça uma lista dos medos  que estão impedindo sua transição de carreira. Reflita sobre eles.

4. Pratique a autocompaixão: Lembre-se de que é normal ter medo e seja gentil consigo mesmo durante o processo.

2. Ressignifique esses medos: reflita no positivo, ou seja, pense no que você gostaria de ter no lugar desse sentimento. Por exemplo: no lugar de medo de perder o status, quero ter coragem para viver um estilo de vida diferente (pense em qual seria)

3. Desenvolva um plano de ação: Estabeleça metas realistas e crie planos para construir as bases necessárias para alcançar o que você determinou que quer no item acima.

5. Busque apoio profissional: Considere a ajuda de um terapeuta para lidar com seus medos ou uma consultoria  de carreira para te apoiar na construção desta nova fase.

Com medo ou sem medo, sua transição de carreira para uma nova fase da vida profissional depois do mundo corporativo vai acontecer. Essa fase pode sim ser incrível se você se conscientizar cedo desse processo e começar a se preparar o quanto antes. Com coragem, determinação e as ferramentas certas, você poderá dar os próximos passos em direção a um pós-carreira gratificante e significativo, assim como eu fiz. E, se eu fiz, você também pode fazer!

#TransiçãoDeCarreira #MudançaDeCarreira #Autoconhecimento #DesenvolvimentoProfissional #Coragem #SuperandoMedos #Oportunidades #NovosComeços

Artigos Relacionados:

A hora de pular fora! #1

O Futuro chega #10

A perda do poder #26

Daniela Toesca

Executiva Sênior de Recursos Humanos | CHRO | CHO - Chief Happiness Officer | Facilitadora em Segurança Psicológica |

7 m

Parabéns pelo artigo!!!

Leila S.

Executiva de Supply Chain | PCP | Compras Estratégicas | Otimização Logística | S&OP | Gestão de Projetos | Lean Seis Sigma

8 m

Maristela Gorayb, excelente artigo! Muito elicidativo e certamente de muita ajuda para quem está passando por um momento de transição de carreira. Sendo assim, sinto-me na obrigação de compartilhar... Parabéns e abs,

Carla Renata Pereira

Administração | RH | Financeiro | Gestão de Escritórios | Assessoria em Projetos | Eventos | Suporte à Executivos e Expatriados.

8 m

Excelente artigo, muito válido para um momento que gera tanta insegurança.

Flavia Perez

Ajudo você a se preparar para a primeira segunda-feira após sua Carreira Executiva | Desenvolvimento de Liderança | Gestão de Carreira e Pós-Carreira | Gestão de Marca Pessoal | Mentoria & Coaching Executivo

8 m

Identificar o medo é o primeiro passo para saber lidar com ele. Porque querendo ou não, ele está sempre ao nosso lado. O importante é não deixar ele ser maior que sua coragem para fazer as mudanças necessárias em sua vida em direção ao que você deseja 😉

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Maristela Gorayb

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos