A transição para o trabalho remoto na Pontaltech

A transição para o trabalho remoto na Pontaltech


Na Pontaltech entramos em home office na segunda quinzena do mês de março/2020. No último dia de trabalho local lembro de pessoas com semblante apreensivo, ansiosas, com muitas dúvidas e inseguranças, e tudo isso por motivos realmente preocupantes:

- Será que irei contrair esse vírus? E a minha família?

- Como iremos trabalhar?

- Quais são os próximos passos?

Entre outros.

 Mas nesse artigo abordaremos três tópicos: 

1.   Nunca trabalhamos de forma remota. E agora? 😱

Ao nos depararmos com esse cenário incerto, complexo e caótico (não era um home office opcional, estávamos entrando em quarentena para enfrentar uma pandemia), os problemas que poderíamos vir a ter e a insegurança quanto ao nosso novo modelo de trabalho eram inúmeras, e iam desde a estrutura necessária para se realizar o trabalho remoto até mesmo ao nível de confiança que precisaria ser restabelecido entre todos a partir daquele momento.

Diante dessa perspectiva, iremos abordar os pontos positivos encontrados:

  •  Tivemos o fornecimento de ferramentas para o trabalho remoto disponibilizadas em um tempo que consideramos recorde. Foi necessária a configuração de VPN para todos os colaboradores da empresa, bem como a troca de desktop para notebooks para alguns e a disponibilização de ferramentas de bate-papo e vídeo conferência. Nosso time de Infraestrutura foi extremamente ágil nesse quesito.
  •  Outro ponto que ganhou destaque foi a comunicação, que intuitivamente tínhamos a impressão de que seria um dos nossos principais desafios e talvez um dos grandes problemas a serem enfrentados. E fomos surpreendidos de forma bastante positiva. A comunicação entre as pessoas se expandiu, tornando-se mais clara e objetiva.

2.   A saúde mental 🤯 e infraestrutura durante o home office 💻

Ao falarmos de saúde mental, temos de considerar todo o desgaste emocional gerado por este momento de isolamento, que torna o processo do home office ainda mais complicado, já que não se trata apenas de trabalhar em casa, mas também de conviver com todo o entorno.

  •  Na Pontaltech nós podemos contar com o benefício da Zenklub, uma plataforma online que oferece sessões de terapia e coaching para cuidarmos da nossa saúde mental, visando proporcionar o bem-estar para todos.

Relacionado a infraestrutura, podemos citar a adaptação dos nossos espaços em casa sendo transformados em nosso local de trabalho, o que pode ser um desafio para muitos, devido à ausência de espaço ou de bons equipamentos que dificultam o home office.

  • Aqui damos lugar a criatividade, com a adaptação a partir do que já temos, a mesa de jantar que vira mesa de escritório, as poltronas que se tornam cadeiras, entre outros.

 

3.   A confiança sendo restabelecida 🤝

 Em seu livro “Equipes Virtuais Ágeis”, a autora Natália Manha fala sobre a relação entre a confiança e o trabalho remoto:

“Quando comparadas às equipes presenciais as equipes virtuais requerem mais competências especificas, como conhecimentos em informática, comunicação clara, controle e confiança. A confiança em equipes virtuais pode ser esclarecida através do grau de maturidade dos seus membros, da regularidade de suas participações e exposição de conhecimento e opiniões de forma clara e honesta.”

  Conforme os dias foram passando, nós fomos evoluindo de forma gradativa com o novo modelo de trabalho e a confiança se restabeleceu entre os times e a empresa.

Foi necessário que acordos de trabalho fossem firmados e novas práticas fossem criadas para que o trabalho fluísse da melhor maneira possível, o que contribuiu para aumentar ainda mais a colaboração e o engajamento entre todos.

 Dado o exposto, podemos concluir que mesmo em meio à pandemia do Covid-19 e aos aspectos ruins que ela trouxe a todos, tivemos avanços no que tange a AUTONOMIA. Sim! Autonomia.

Se existe algo que nós conseguimos provar em meio a essa situação, é que as pessoas independentemente do seu ambiente de trabalho, se é local ou não, conseguem realizar o seu trabalho de maneira excepcional e alcançar ótimos resultados.👏👏👏👏

Willian Santana

Agile Master | IT Consultant | IT Architect at GPA

4 a
Willian Santana

Agile Master | IT Consultant | IT Architect at GPA

4 a

Rayane Náboli, Parabéns e sou extremamente grato em fazer parte da sua rede profissional e ter tido a oportunidade de fazer o Workshop de OKR's contigo. Sucesso!

Vanessa Holanda

Gerente de Projetos| Agilista | PSM | M3.0

4 a

Parabéns mana

Flavio Silva

SME Delivery - Itaú Unibanco

4 a

O orgulho que tenho dessa profissional não tem tamanho!!! Excelente conteúdo Rayane Náboli 👏🏼

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos