TRUMP​ E O DISCURSO ÉTICO E DEMAGÓGICO DO LUZARDO. Onde enquadrá-lo?

TRUMP E O DISCURSO ÉTICO E DEMAGÓGICO DO LUZARDO. Onde enquadrá-lo?

O exercício da comunicação em público de lideranças mundiais ao longo da História mais recente nem sempre foram ou são auspiciosas e relevantes. E pior do que isto, muitas desastrosas.

O exemplo americano é deveras pertinente. Como se explica que uma nação poderosa, com a opinião pública esclarecida, como a dos Estados Unidos, tenha sido seduzida por um discurso agressivo onde a intolerância predomina e que levou o candidato Donald Trump ir conquistando eleitores e se consagrar vencedor das recentes eleições. A força de sua retórica foi capaz de convencer os americanos do princípio da autodefesa e dos valores nacionais sobre a humanidade e o convívio pacífico entre as nações.

Vamos fazer o seguinte. Publico aqui o Ensaio O Discurso Ético e Demagógico, de minha autoria, publicado no livro "Eu! Falando em Público? Sim. Agora é a sua vez." Editora Paulus-SP, 2010,Você decide e disponível nas livrarias Paulus pelo Brasil afora.

Você terá a liberdade de enquadrá-lo. Onde o presidente Donald Trump se encontra no cenário dos oradores contemporâneos como líder de uma nação poderosa?

O DISCURSO ÉTICO

"O discurso ético é aquele que não se afasta da verdade, realça virtudes comuns, valoriza a conduta humana, não obsta opiniões divergentes e não agride o adversário. O discurso ético premia o entendimento da coletividade, aproxima pensamentos divergentes e grupos antagônicos, destaca padrões morais e resguarda costumes, não instiga sequelas nem ataca pessoas ou instituições em antes valorizá-las e conhecê-las. O discurso ético é isento de paixão, mas deve emocionar. Nulo de ódio, mas incisivo. Incapaz de violentar, mas determinado no objetivo. O discurso ético dignifica quem o emite e eleva a comunidade que o acolhe."

O DISCURSO DEMAGÓGICO

"Um discurso demagógico é aquele que não tem a verdade como fonte inspiradora, avilta informações substanciais, afronta à ética, vilipendia a opinião adversa, ignora a sensatez e a razão. Um discurso demagógico desmerece quem o manifesta, confunde o entendimento, postula o favorecimento do caos e o império da mentira, ataca os postulados da coerência, da probidade, da confiança e da norma instituída.

É um engodo, pústula inserida no débil tecido da consciência pública, calo na organização e no aprimoramento democrático, alavanca equivocada de convencimento que revela a fragilidade dos princípios morais que se apregoa ou se defende. A alma nacional se ofende e se exaure toda vez que a demagogia se instaura  na fala insana dos que acreditam na própria mediocridade.”



Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos