Tudo é político, o que você veste, o que você come, como você vive e tudo que produz.

Vivemos no mundo da desinformação, após a revolução industrial a produção em massa fez a tecnologia correr mais rápido que um atleta, nos anos noventa passamos por diversas reflexões sobre pra onde o mundo está indo, o que estamos produzindo, junto com avanço tecnológico, temos a ciência, que é responsável por todas as nossas relações, produtos, alimentos e cultura. Intrinsecamente todos nós estamos atravessados por alguma teoria, seja a relatividade, matemática, ciências biológicas, química ou física. Mas com esses avanços a cada novo dia no modelo econômico capitalista tudo virou uma marca. Até nossos conhecimentos são uma marca, podemos ser freudianos, marxistas, evangélicos, cristãos ortodoxos ou simplesmente lobos Wall Street. Essa revolução vem consigo a advento da internet, que conecta centenas de maquinas em rede e tem centenas de milhões de conteúdos online sobre tudo. Mesmo com tanto conhecimento online passamos por uma trágica febre por ignorância.

As pessoas estão morrendo de doenças que podem ser evitadas, milhões morreram por não se vacinar, isso mostra que as sociedades estão entrando em declínio, existe uma barreira em conectar as pessoas com essa realidade. O ser humano tem uma tendência a acreditar em santos, deuses, milagres e qualquer pessoa que fale algo fácil e que não precisa de muita reflexão. Mas não é assim que a ciência funciona, a ciência depende de um apreço pelo conhecimento e muito estudo, e claro a ciência não tem todas as respostas, a ciência é um barco para uma tempestade de dúvidas, e a maior parte dos conhecimentos acaba se tornando um produto, processadores, câmeras digitais, vacinas, remédios, comidas coloridas e cintilantes.

Tudo se tornou produto, e os produtos, o marketing acaba substituindo a arte, literatura. A psicologia inclusive vem focando nos últimos anos pra entender qual a cor que vende mais, vermelho, a cor do comunismo não! então poem preto, a cor do racismo reverso não! então poem prata, dourado, verde, amarelo, viva o Brasil! e esquecemos de estudar se isso está tornando as pessoas infelizes. Num mundo onde o trabalho, o dinheiro e a fama são os maiores valores, com dinheiro é possível ser qualquer coisa, transformar totalmente seu corpo e acabar com as marcas de expressão, acabar com a sua expressão, todo mundo ficou igual, alisa o cabelo, fica sarado, faz skincare e come salada, fuma, bêbe, cheira cocaína. A policia entra na favela matando primeiro os negros, depois os pobres, mas ninguem se preocupa com isso. Um branco rico quer acabar com os poucas oportunidades que pessoas pretas tem de entrar numa universidade pública, mesmo tendo dinheiro, tempo e oportunidade de pagar qualquer faculdade. A pessoas passaram a ódiar, e as redes sociais são seu palanque, junior2345 está sendo racista online, mas ninguém se preocupa, tem poucas pessoas magras no mundo, poem gordo na propaganda, poem negro na propaganda, poem gay na propaganda, poem drag na propaganda, cadê as mulheres? eu preciso mesmo desse telefone que é identico ao outro? Viva a liberdade, me deixa te humilhar, te ofender, mentir que tu tem HIV, que tu roubou, mas não sabe nem o que, me deixa dizer que pro teu filho ser um cidadão de bem ele precisa apanhar quando ficar meio gayzinho, uma doença que mata uma pessoa em 10 dias de internação após uma infecção pulmonar é só uma gripizinha! Me deixa espalhar mentiras online. O mundo tá chato, mesmo as pessoas podendo ser o que querem elas tem medo de dar uma volta da paulista depois do anoitecer, o mundo tá chato, os comediantes chamam uma mulher de vagabunda e as pessoas riem, mesmo essa piada sendo mais velha que que escravidão, que foi ontem, ontem encontraram centenas de pessoas presas no fundo de uma fábrica que não podia nem sair, descansar e tomar água, os direitos trabalhistas são um peso pras empresas que lucram 4mil vezes o que pagam pro trabalhador.

Os trabalhadores estão sobrecarregados, estão abandonando o trabalho pra virar Uber, Camêlo, vender bolo pelo ifood, sem férias sem direitos sem aposentadoria. O salário mínimo não ta valendo nada é melhor cortar, corta universidade, corta ajuda social, corta merenda de criança passando fome no ensino fundamental. Em engraçado que tudo isso são escolhas que a gente votou para pessoas decidirem por nós.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Diego Leismann

  • A IA é igual a um dinossauro!

    A IA é igual a um dinossauro!

    Todos nós já passamos por um crise na carreira, onde está tudo bem na nossa carreira e do nada sentimos uma certo…

  • Como criar uma carta de apresentação.

    Como criar uma carta de apresentação.

    Eu havia deixado o LinkedIn de lado nos últimos anos, em vista que aqui já havia registrado a maior parte da minha…

  • A teoria misteriosa por trás do filme Delírio a Dois

    A teoria misteriosa por trás do filme Delírio a Dois

    No dia que eu escrevi esse artigo, um dos maiores filmes do cinema pra min, estava avaliado pelo público e pela crítica…

    1 comentário
  • Sobre o feminismo quando a mulher é uma boneca.

    Sobre o feminismo quando a mulher é uma boneca.

    Dos anos 90 pra cá percebemos uma evolução drástica em relação ao entendimento dos jovens sobre diversidade, gênero e…

  • O populismo que a industria adora(va).

    O populismo que a industria adora(va).

    O governo que mais investiu em tecnologias nacionais foi o governo LULA, sempre buscando todas as medidas legais para…

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos