Pensamento e instintos.
https://revistapesquisa.fapesp.br/darwin-instinto-e-mente/

Pensamento e instintos.

As vezes nos deparamos na vida com a sensação do impossível.

As coisas parecem seguir um rumo a nossa revelia e não importa o que digamos não parece que mudam.

Logicamente existe no sistema de comunicação a propensão a criar um discurso, cuja conveniência dita as regras.

As redes digitais quebraram um paradigma. Hoje alguém pode publicar algo e ser imediatamente desmentido pelas próprias evidências em um celular.

A chamada transformação digital exercendo seu poder até no âmbito do convívio social.

Vemos o que nos querem falar na televisão, nos jornais e porque não se fecharmos nossa rede, em um grupo, apenas concordantes de um mesmo discurso.

Hoje temos os que se dizem: direita e conservadores, esquerda e conservadores, progressistas e direita, progressistas e esquerda. De fato ninguém mais sabe sequer o que significam estas linhas ou separar: filosofia de vida versus filosofia econômica.

Lutamos na rede fazendo afirmações equivocadas e somos jogados de um lado para o outro assumindo posições contraditórias estremadas, apenas para não ser considerados do outro lado.

Uma das principais características da humanidade é seu pensamento livre, sua capacidade de dominar instintos, controlar emoções e tomar decisões. Sem dúvida, ainda mais característico, a medida de seu desenvolvimento civilizado a direção moral, bem.

Há os que associam isto a conhecimento ou inteligência, mas quantos intelectuais há que não passariam na cabeça de uma agulha. Então deve ser algo mais. Não é só estudo.

Curiosamente vemos no mundo inteiro disputas e discussões acaloradas sobre preservação do mundo, sobre vida, pobres, guerras, violência.

Tudo dito em um manto de civilidade, mas a mesma civilidade pregando aborto, eutanásia, redução da população, preservação de florestas sem dar solução a população local ou ao crescimento desta.

Uma rampa suicida ou assassina. Sendo defendida como dar valor a vida.

Tudo dito como humano, humanidade. Teriam realmente sentado para entender o que isto significa? Estariam realmente olhando para o homem? Não estariam olhando para o trânsito e não para o alvo? qual seja, as comodidades.

Nossa mente ficou presa ao que nos é vendido.

Precisamos nos libertar. Somente o criador poderia estar infinitamente certo.

Não há um único certo, na maioria das questões oferecidas a discutir.

Se discutidas com retidão, bem, poderíamos chegar a bom termo.

Para isto é preciso ter pessoas bem intencionadas, como costumamos dizer.

Estão nos vendendo o mesmo a cada ano eleitoral.

Salvadores que em si, em suas vidas, nem esboçam claramente isto, gritões da conduta moral, bem, que em suas vidas não esboçam isto.

Podemos cometer o erro de seguir como sempre cores de camisa, nomes e seus aliados. Equivoco não olhar o humano em cada um e o que propõe, não sejamos cegos. Partidos são organizados, mas no Brasil, são arcas de Noé.

Uma razão a mais, para olhar com cuidado quem escolhemos, ciosos também que o poder executivo, desde a constituição de 1988, não é nada, em qualquer instância.

Liderança para haver exige virtude. Colocaria com mudança a frase: A rainha tem de parecer honesta, mas para isto precisa ser honesta.

Temos de estar atentos aos vereadores. Os abutres apoiaram abutres, os pardais, pardais.

Encerro a colocação sobre politica.

Creio que uma coisa precisa ficar claro para todos os assuntos. A necessidade de pensamento livre, consciência formata, interesse pelo bem. Não se trata apenas do externo a nós, mas de toda conduta de nossas vidas.

Não é possível viver uma multiplicidade de papéis, precisamos ser um só. Precisamos reencontrar nossa humanidade e sair do circulo vicioso, em que nos colocam todos os dias.

Isto não é apenas na vida social, mas em todas as dimensões de nossa vida.

Estamos sendo tratados como hamsters em um laboratório. Alguns sugerem Matrix. De certa forma, é verdade, se perdemos nossa humanidade nos tornamos agentes de um programa, ainda que aleatório e sem cabeça, mas um programa.

Hora de recuperar nossa humanidade.

Nas guerras não existe vencedor, não se trata de certo ou errado, mas de suas consequências, sem dúvida se trata de direitos e deveres, para com seu povo, sua nação, a vida e por aí vai.

Simples! Querer ditar quem esta certo sem estar lá.

Não há certo, há direitos que precisam ser respeitados, deveres que precisam ser respeitados.

Caímos na armação de tirarem nossa atenção do bairro e nos colocarem na Europa ou no oriente médio.

E as pessoas nas nossas ruas. As drogas, os assassinatos, os desempregados, a economia.

Sejamos francos. não precisamos de jornal para isto.

Uma olhada no centro, no Ceasa, em uma vaga que se abre.

As filas de emprego, os tais ocupados do IBGE.

Até aqui no linkedin.

Temos problemas!!!!. Não percamos a humanidade, olhemos para dentro e busquemos soluções, não assumamos posições polares.

Lógico o mal é mal e o bem é bem. Ainda que alguns insistam em dizer que não existe um e que tudo que se possa ter ou fazer é o outro.

Aprender a pensar, julgar, consciência em linha moral, bem. Retomar a humanidade, que insistem em que percamos.

Deixo o seguinte o que é mais fácil induzir? Uma mente animal ou uma mente humana.

Uma clara explicação do porque preferem alimentar os instintos ao pensamento em nossa sociedade.

Adamario Maximo dos Santos Filho


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos