Um mindset de abundância
Por que o ser humano tende a focar nos aspectos negativos de uma situação ou experiência em vez de praticar uma atitude de gratidão aos aspectos positivos? Por que a mente não foi projetada para fazer feliz, mas para nos ajudar a sobreviver. Felicidade é algo que inventamos ao longo da evolução. Há 70 mil anos nossos ancestrais caçavam, colhiam raízes e frutas, e fugiam de outros animais para não virar caça. Ninguém pensava em chegar na caverna no fim do dia e deitar no sofá, tomar um vinho ou assistir o futebol. O cérebro se desenvolveu impulsionado pelo instinto de sobrevivência.
É provável que por essa razão é mais comum que indivíduos se concentrem na roupa cafona da noiva ou na pouca qualidade do salgadinho da festa, do que no ambiente adorável, na banda agradável e no bom vinho. Em vez de decidir expressar gratidão, o cérebro humano está bem mais conectado a um único propósito: a sobrevivência. Por isso sempre procura por coisas que poderiam ameaça-lo, incomoda-lo ou feri-lo. Uma espécie de programação para evitar a escassez, as dores e o medo. A questão é que estamos em 2019 e não há 70 mil anos fugindo de tigres dentes-de-sabre. A mente humana evoluiu e hoje sabemos que cada um tem a escolha de onde focar, apesar do automatismo que nos trai. Atitudes erradas e corretas estão sempre disponíveis, somos nós que decidimos quais tomar.
Quantas pessoas você conhece que já começam o dia reclamando, incapazes de enxergar tudo que possuem de valor? Saúde, família, amor, trabalho ou a casa onde mora? Ao decidir cultivar a gratidão é importante que observe quais hábitos nocivos e crenças limitantes você mantém, e como elas estão impedindo que alcance seu potencial. O início do trabalho de substituir hábitos cegos e crenças danosas por atitudes de gratidão revelará como esses padrões impactam em quase todas as áreas da vida. Se as crenças existentes impedem a atitude de gratidão que você está comprometido em desenvolver, valerá a pena dedicar-se a mudar.
A vida nunca será como planejamos. Sempre haverá surpresas indesejáveis. Mudanças são inevitáveis, por isso o potencial de transformação está presente em todas as mudanças que a vida lança em nosso caminho, independentemente de escolhermos ou não adotá-la. Ao aprender a expressar gratidão em momentos difíceis criamos uma mentalidade de fartura em tudo o que fazemos. Além disso, pesquisas mostram que sentir gratidão regularmente faz com que as pessoas se comportem de maneira mais comunitária e solidária. Se é um sentimento que constrói conexões sociais, o impacto no ambiente corporativo é bem significativo.
Ter uma atitude de gratidão não significa que estamos reprimindo emoções ou vivendo em um estado de negação. Significa simplesmente que estamos tomando a decisão abrangente de viver num estado melhor todos os dias, não importa o que aconteça. Se a sua única maneira de ser feliz é quando as coisas estão 100% do seu jeito, você certamente não se sentirá feliz com muita frequência. Mas se fizer essas mudanças sutis, poderá cultivar uma mentalidade de abundância e começará a experimentar a tal felicidade. Possivelmente terá criado um novo lar emocional.