UM PARADOXO NOS INVESTIMENTOS
Não são poucas as gestoras que tem bilhões para administrar. Parece que até virou moda. Fundo com menos de 1 bilhão de patrimônio é peixe pequeno. Quanto mais bilhões, maior é o status do Fundo.
O mercado financeiro é uma intrincada rede complexa, que possui vida própria e tem personalidade difícil. Entre tantos desafios eu enxergo um paradoxo que precisa ser solucionado pelos gestores para ganhar muito dinheiro.
Todo mundo lê notícias e/ou lê gráficos e/ou lê balanços. Informação financeira é o que não falta nos dias de hoje. Se era uma vantagem competitiva no passado, já não é. Sendo assim, todo mundo recebe a mesma informação ao mesmo tempo.
Isso leva todo mundo ter os mesmos sentimentos sobre o que se lê. Consequentemente, isso leva a muitos (quase todos) ter a mesma leitura do mercado e agir da mesma maneira. Se grande parte do mercado é de soma zero, alguém precisa perder para alguém ganhar.
Esse efeito manada ocasionado pelas reações ao que acontece, faz com que determinados investimentos, que tem o potencial grande de retorno, serem considerados ruins, porque se a maioria tira o dinheiro da empresa XYZ, descapitaliza ela e a impossibilita de desenvolver determinados projetos.
Não adianta ter bilhões na mão para aplicar onde todo mundo quer, no que todo mundo enxerga como oportunidade, em investimentos óbvios para todo mundo. Para ganhar muito dinheiro investindo muito dinheiro é necessário identificar o que ainda está invisível.
Por isso muitos fundos voltados para a bolsa estão adquirindo fundos de Venture Capital, onde as empresas que recebem investimentos estão na fase inicial. Basta identificar um “facebook” em potencial para multiplicar por centenas de múltiplos o dinheiro.
A solução do paradoxo está na identificação de oportunidades que precisam de dinheiro para se desenvolver, mas ninguém ou poucos estão investindo.