Como um tubarão mudou minha vida
Freepik

Como um tubarão mudou minha vida

Levou um tempo até eu alcançar a parte mais alta da porta do meu quarto. Às vezes eu ficava na ponta dos pés para ocupar o máximo possível do meu quadro improvisado. Tinha que me esforçar, porque meu público, meia dúzia de bonecas idosas herdadas da minha mãe, mereciam o melhor de mim.

Na minha doce inocência, bastava soprar o pó do giz para fora do meu quarto por baixo da porta para que meus pais não descobrissem o que eu fazia durante horas e horas. Só não me dei conta que o chão do corredor era verde escuro.

Me lembro de olhar os cadernos da minha mãe, sempre caprichosa em seus desenhos de animais e células, ligações químicas e fórmulas matemáticas. Se eu fechar os olhos hoje, 37 anos depois, eu ainda vejo um tubarão que ela desenhou com perfeição. Me encantava vê-la ler e estudar. E senti que aquele era meu caminho: estudar para ensinar.

Como boa aluna, sentava na frente da professora e observava tudo. Seu jeito de ensinar, de escrever, de mexer com os papéis. Sentia que meus olhos brilhavam quando ela tirava do estojo uma caneta de ponta metálica reluzente da Pilot. E o modo como ela segurava a caneta... E o brilho da base que ela usava nas unhas.

Quando ela descobriu que eu pegava os restinhos de giz, me perguntou o que eu fazia com eles. Contei que era professora (tipo colega de profissão) e ensinava para minhas bonecas tudo que aprendia durante a aula. Para me incentivar, ela me deu duas barras brancas e uma colorida que eu fiz durar uma eternidade.

Em 1996 finalmente entrei no Senac como professora de informática. Me graduei em Gestão Financeira e em Administração, fiz três especializações. Desde então já passei por empresas fantásticas como SENAC, SENAT, ULBRA, UCS, ACM, e tantas outras.

Hoje sou Docente de Administração no IFRS e Educadora Financeira: realizo palestras voluntárias em escolas públicas e em projetos sociais.

A cada minuto em sala de aula, meu ser se eleva e eu dou o melhor de mim, porque ali é o meu lugar, é onde quero estar cada segundo da minha vida.

E sou eternamente grata ao tubarão.

#incash #financaspessoais #educacaofinanceira #endividamento 

Quem é Patriciah Froner?

Mãe do Léo, do Guga e do Bartholomeu - o Pet, parceira de vida e de pesquisa do Edu.

Educadora financeira por vocação e formação desde 2010. Meu trabalho é acompanhar você por esta jornada. Atendimento personalizado, sigilo absoluto e atendimento sem julgamento.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos