Um “zoom” sobre as reuniões virtuais, antes que elas nos enlouqueçam!
Escrito por: Ketlin da Rosa Talevi

Um “zoom” sobre as reuniões virtuais, antes que elas nos enlouqueçam!

Começar o ano com a meta: diminuir reuniões para manter a saúde mental! Doido né, acredite eu pensei em falar no meu primeiro artigo do ano sobre ESG  do inglês ambiental, social e governança. Um tema que vem em alta nos debates das grandes empresas (só dar uma olhadinha no Google Trends).

Enfim, depois de refletir, desisti do tema ESG, por agora. Resolvi focar no excesso de reuniões que consome tempo, energia e saúde mental, não sei você mas eu cheguei até a criar um 'ranço' do pobre do zoom em alguns momentos hehehe.

Fui então olhar uma pesquisa da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) onde 54.8% dos psiquiatras entrevistados perceberam um aumento nas queixas dos pacientes sobre o excesso de videoconferências nos últimos cinco meses e 68,6% aumentaram as prescrições de psicoterapia aos pacientes, que começaram a desenvolver quadros de estresse e ansiedade, por exemplo.

Tá, mas isso é um dado de uma pesquisa que ocorreu entre agosto e outubro de 2020 e já estamos em 2022, muita coisa mudou? Sim e não!

Eu acredito que avançamos alguns passos em nossa adaptação. Por agora, temos a modalidade híbrida em expansão, tentando buscar equilíbrio para todos, o que significa que nossas relações virtuais permanecem e com elas as reuniões. 

Seja sincero com você mesmo, ao colocar todas as reuniões que fez remotamente em 2021, quantas eram absurdamente essenciais e quantas não necessitavam acontecer?

Independente do seu número na balança, o que mais me assusta é que continuamos num ciclo vicioso de controle das ações dos outros. Afinal, o mundo do trabalho na qual  a minha geração foi criada foi a do microgerenciamento, em que o número de horas está diretamente relacionado à produtividade. 

Mas infelizmente isso não é real! Contudo, não é fácil pra gente (eu tenho 37 anos) romper de uma vez por todas com todas essas crenças criadas, fala sério que lá no fundo você não agiu em nenhum momento de 2021 movido por elas?

Por aqui fórmulas mágicas somente nos meus jogos mesmo, por que o tal passo a passo milagroso que farão reuniões se tornarem produtivas é utopia. Eu sei, que muito provavelmente eu não repetiria a loucura de fazer 30 reuniões num dia, por que isso é desumano comigo primeiramente. 

O tempo é precioso, o meu e o seu e o da pessoa que foi convocada para a reunião. Reunião de trabalho precisa ser prática, ágil e direcionada. Por que se for assim, você terá mais tempo para olhar para as pessoas, seus desafios e dificuldades. 

Aquele encontro que é para bater um papo, dar uma relaxada e rir dos pequenos desastres que às vezes são os nossos dias são essenciais. Elas precisam existir, ou melhor, nós precisamos ter tempo de sermos humanos antes de sermos robôs. 

O passo a passo existe, mas entenda que é um passo de cada vez, que nos permitirão criar hábitos saudáveis para nos relacionarmos com o trabalho de forma prazerosa e não como um combate diário pela sobrevivência do mais produtivo.  

Ah, sobre o ESG, no fim acabei falando dele, por que boas práticas do trabalho que consideram a saúde e o bem estar das pessoas acima do lucro, é refletir diretamente em uma cultura baseada em ESG. 

E você, vai incluir um hábito para sua rotina de trabalho em 2022?

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Renova XP

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos