Uma única frase capaz de sensibilizar a maior capital do país.
É difícil esquecermos fatos e momentos marcantes que aconteceram na cidade em que vivemos, ainda mais se falando da Capital de São Paulo. Foi no início de 2014, momento em que mais de 65 ônibus foram queimados, não havendo uma única semana daquele começo de ano, que a notícia não pipocava nos noticiários.
...os índices de ocorrência caíram mais de 80% após a campanha
Foi então que a SP URBANUSS, CMT e a Fecootransp, decidiram juntar-se e promover uma concorrência entre agencias de comunicação para criarem uma estratégia capaz de sensibilizar toda a população, inclusive os promotores das agressões, quanto à importância da preservação e cuidado com um patrimônio de total utilidade pública, no caso os meios de transporte da cidade.
Para nossa surpresa foram chamadas inúmeras agência que aos poucos se reduziram a três finalistas e, para nossa felicidade, a campanha desenvolvida pela RaeMP foi consagrada por unanimidade.
Uma frase definia esta campanha: “Ônibus queimado não leva a lugar nenhum.”, uma mensagem capaz de gerar compreensão imediata por sua obviedade, clareza e contundência ao fato.
Como roteiro, o filme foi extremamente literal, colocando a população frente à utilização de um ônibus totalmente queimado, a cena falou por si só e o resultado foi instantâneo, a grade de mídia foi de 45 dias ininterruptos neste período, comprovadamente não houve nenhum incidente na capital e pós-campanha, os índices de ocorrência caíram mais de 80% após a campanha, se diluindo até zero com o passar das semanas.
Para nós, se tornou um grande case da agência que além de vários prêmios conquistados, cumpriu com a sua mais esperada função: a de agir efetivamente na paralisação dos atos de vandalismo em nossa cidade.
Temos hoje muito orgulho por tê-la em nosso portfólio e mais ainda pelos resultados conquistados.
Conheça o case com mais informações em nosso site, clique aqui!
Marcelo Ponzoni
Série: Cases que marcaram os 30 anos da RaeMP