Uma curiosa história sobre bananas
Resolvi contar essa história que aparentemente é bem aleatória, mas muito curiosa, do por quê "escorregar em uma casca de banana" se tornou sinônimo, em praticamente todo o mundo, de se envolver em encrenca ou coisa do tipo. A história eu li num livro incrível sobre plantas, do Stefano Mancuso, professor da Universidade de Florença, estudioso e apreciador da botânica.
Bem, mas por que a casca de banana, e não a casca de qualquer outra fruta? A única fruta cuja casca tem uma expressão exclusiva é ela, a banana. É bom contar que a bananeira não é uma árvore e sim uma planta herbácea, capaz de produzir frutos. Uma das plantas que mais cedo se habituaram ao ser humano.
A história das bananas está muito ligada ao comércio na América do Norte. Na 2ª metade do século XIX, poucas pessoas podiam se dar ao luxo de comer banana. Seu custo era alto e até comparado ao do caviar. Banana era símbolo de status. Razões fáceis de entender: levar bananas para Nova York - centro dessa história - naquele tempo, não era fácil. Sabemos bem do quanto a fruta amadurece rapidamente, além de todo o contexto logístico naquele período.
Mas a coisa mudou. Parte pelo surgimento dos navios a vapor e parte por uma companhia, a Boston Fruit, que passou a coletar os cachos de bananas ainda verdes e conservá-los em refrigeradores especiais. Rapidamente o número de bananas que chegava ao mercado norte-americano em ótimas condições se proliferou. O preço da banana caiu, deixou de ser iguaria e se tornou comida típica de rua.
E aqui mais uma curiosidade legal: hoje a banana é a fruta mais consumida lá nos EUA e o 4º alimento mais consumido do mundo - depois do arroz, do trigo e do milho. O comércio de bananas parece ser um bom negócio.
No momento em que o grande consumo de bananas ajudou na alimentação da população mais humilde de Nova York, trouxe um problema em relação à quantidade crescente de resíduos e seu descarte - e aqui chegamos na casca. As cascas de banana se tornaram um dos resíduos mais comuns nas ruas de NY. Um problemão. No final do séc XIX, a cidade era um lixo a céu aberto e suas ruas uma tremenda desordem.
As notícias da época falam de desvios constantes no tráfego da cidade pelo simples motivo de ter que desviar de ruas intransitáveis por conta da quantidade de lixo na rua. Parece até difícil de imaginar. O que fazer? Como resolver?
A Prefeitura de NY se fez a pergunta:
"o que se faz com os resíduos nas fazendas? São dados aos porcos. E por que não fazer o mesmo aqui na cidade? Tragam os porcos!"
Dito e feito.
Milhares de porcos foram levados para NY, entregue a famílias, protegidos e deixados livres para circular pelas ruas da cidade e se alimentar do lixo. Parece algo impensável nos dias de hoje, mas a solução deu certo e o lixo na cidade de NY diminuiu significativamente. Mas há o outro lado da moeda. Havia muitos porcos descontrolados e mesmo sendo eficiente quanto à diminuição do lixo, muitos problemas começaram a aparecer. Ataque à crianças, defecar sobre pessoas, espalhar doenças como a cólera, eram alguns deles.
A gota d'água foi quando os homens da cidade não toleraram ver o acasalamento dos animais, pois diziam que aquilo poderia induzir suas esposas e filhas bem-comportadas a se entregarem aos prazeres da carne. NY se livrou dos porcos, mas se viu novamente tomada pelo lixo e pelas cascas de bananas. Eram tantas que o número de acidentes por quedas e escorregões se tornou problema grande na cidade. Há notícias da época com casos até de morte.
É aí que escorregar na casca de banana vira comédia e se tornou até uma arte chegando aos cinemas com Charles Chaplin, entre outros. E assim se fixou como um sinônimo de encrenca ou situação embaraçosa em quase todo o mundo. A situação do lixo em NY só foi erradicada no fim dos anos 1890, quando um ex-coronel da guerra civil instaurou uma espécie de "ditadura da limpeza". Quem jogasse casca de banana na rua era penosamente punido.
Sim, é uma história aleatória para essa rede, talvez, mas é curioso ver o seu contexto histórico e entender o que permeia todos esses acontecimentos. São diversas esferas, no campo econômico, cultural, político e social, formando o comportamento de uma sociedade. Em praticamente tudo. De uma casca de banana é possível ampliar para uma visão macro e enxergar uma narrativa complexa.
E ainda queremos entender todas as complexidades do mundo em que vivemos.
- P.s.: o texto pode ser lido ouvindo o disco homônimo do The Velvet Underground an Nico (1967). Ele não tem ligação alguma com a história. É apenas do gosto deste autor, que é um fã e trouxe sua capa na capa desse texto. =)
Marketing & Comunicação | Gestão de Produtos | Endomarketing | Eventos | Content | ESG | Professora Universitária
3 aNunca imaginei! Muito legal!!!