Uma dura verdade sobre sua equipe de vendas
SIM, A SUA EQUIPE DE VENDAS ESTÁ POUCO SE LIXANDO PARA AS METAS DA EMPRESA, E ISSO NÃO É RUIM!
Se você é responsável pela equipe de vendas da sua empresa, e principalmente se a empresa for sua, esta afirmação acima deve ter doído nos seus ouvidos. E isso também é bom, porque significa que você se importa em fazer a empresa alcançar suas metas e acredita que ter uma equipe engajada em fazer isso é fundamental. E eu estou aqui para dizer para você que isso é utopia.
Cada pessoa tem suas próprias expectativas, visão de futuro, metas pessoais, medos e desejos e, acima de tudo, motivação. E como você já deve ter visto em dezenas de lugares, motivação (motivo+ação) nada mais é do que o motivo central que temos para agir. É aquela força motriz capaz de te colocar em ação num espaço curtíssimo de tempo e com alta duração.
Agora, fala a verdade, você consegue imaginar seus vendedores tendo como sua grande motivação de vida bater as metas da SUA empresa ou da empresa que VOCÊ gerencia? Essa é a SUA meta, não a DELES!
Esse é o principal motivo pelo qual sentimos um grande distanciamento entre o que os integrantes da equipe de vendas dizem e o que fazem de fato: há uma grande, ou até completa, desconexão entre as metas da empresa e as metas pessoais de cada vendedor.
Assim, o sentimento que paira sobre a equipe de vendas é: "Estamos aqui apenas para fazer o que ELES querem, para bater as metas DELES, para a empresa DELES!".
Resolver isso dá trabalho, exige dos gestores ir além do basicão e pensar fora da caixa. É desafiador, mas as recompensas são duradouras.
Aqui estão os 3 passos que você e sua equipe podem seguir a partir de amanhã se quiserem resolve isso de uma vez por todas:
PASSO 1: MAPEAR METAS PESSOAIS
Todas as pessoas possuem metas! A maioria não coloca metas muitas vezes porque não se importam muito, afinal, chegaram até aqui sem nunca fazer isso. Muitas vezes por não saberem como fazer isso de fato. E às vezes até mesmo pelo medo do fracasso, porque ao colocar uma meta sentimos o peso daquele registro, e pelo medo de ser rejeitado, afinal dói muito dizer que queremos algo e não alcançamos aquilo. Mapear quais são as metas pessoais de cada integrante da equipe é fundamental para o próximo passo.
PASSO 2: METAS PESSOAIS X METAS PROFISSIONAIS
É aqui que a coisa começa a ficar divertida. Sabe aquela viagem que seu vendedor tanto deseja fazer, e vem comentando há algum tempo. Ou o novo iPhone 6S Plus que sua vendedora tá doida pra comprar já está quase jogando o celular na parede só pra ficar sem opção e correr pra loja? Agora imagina se a partir daqui eles começarem a medir o quanto é necessário para cada uma dessas metas. Não em dinheiro, "bufunfa", comissão ou salário, mas sim em produtos que se vende. Vamos supor que sua empresa venda treinamentos, imagine seu vendedor pensando assim: “Puxa, meus 15 dias em Porto de Galinhas vai custar apenas 30 matrículas nas próximas 3 turmas”. Seja sincero, seria do cacete ne não? É exatamente isso que faz sua equipe ficar engajada!
PASSO 3: PLANO DE AÇÃO
Agora é mão na massa. As perguntas de ordem são: O QUE? QUEM? QUANDO? ONDE? COMO E QUANTO VAI CUSTAR cada ação que precisamos colocar em prática para que cada uma das metas pessoais da sua equipe se tornem realidade através das metas profissionais alcançadas. PONTO!
Engajar pessoas leva tempo, dá trabalho e necessita de esforço diário. Não dá mais pra fingir que apenas o salário será o suficiente para manter sua equipe de vendas disposta e motivada a fazer o que precisa ser feito, quem dirá então, fazer algo além do que é necessário! Aqui vale a máxima “O que te trouxe até aqui não será suficiente para te levar ao próximo nível”.
Assuma a responsabilidade de alavancar a performance de vendas da sua equipe e não como refém de algo que você espera que partisse deles e eles de você.
Boas vendas e nos vemos no topo!
Head of Growth & Ad Tech no Itaú
9 aGostei do texto. Há ainda outro ponto interessante para discutirmos. Não sei se todos conhecem, mas existem muitas empresas formadas por alunos voluntários de faculdades (em sua maioria federais) que prestam serviços de consultoria a baixo custo. Como não há salário, a motivação fica a cargo do aprendizado. Acho que muitas empresas podem aprender com esses jovens questionando sua missão e os reais motivos de sua existência. Como membro de uma delas, posso dizer que nos tornamos profissionais melhores trabalhando para aproximar da sociedade o conhecimento que recebemos nas universidades, e na sua empresa? (pesquisa sobre motivação em empresas juniores) http://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos07/1068_Motivacao%20em%20uma%20Empresa%20Junior%20por%20meio%20de%20Acoes%20de%20Marketing%20Interno.pdf
CEO na BEAUTYFLIX
9 aPuxa que texto fantástico!! Muito bom mesmo, venho tentando demonstrar isso em todas as empresas que atuo e atuei mas, dificilmente sou compreendido, principalmente aqui no Nordeste onde a mentalidade dos "empresários" é extremamente retrógrada e inconsistente - vezes incoerente. Amigo Coach Adriano Carioca, se me permitir usarei seu conteúdo (claro dando os créditos) em todas as oportunidades que eu tiver. Parabéns pelo conteúdo e lhe seguindo desde já. Um forte abraço e sucesso!
Gestão administrativa e de Pessoas/ Treinamentos /Diversidade e Inclusão/ Recrutamento e Seleção - PCD auditiva Unilateral
9 aNa prática funciona assim mesmo. Já trabalhei na área de vendas e buscava motivação em minhas metas pessoais. Quando coloco meu sonho como foco, eu uso meu trabalho como um meio de atingir um objetivo. Em miúdos... se a empresa se importa com minhas metas pessoais, visto a camisa, se não, parto para uma que entenda que não sou robô e juntas somamos resultados.