Uma imagem vale mais que 1000 palavras...
Esta frase nos vem à mente cada vez que nos deparamos com uma imagem que em um segundo nos conta toda a história, sem necessidade de mais explicações. Uma manchete de jornal causa mais impacto com uma boa imagem, e um post nas mídias sócias é lido duas vezes mais se tem um imagem. O seu uso é tão importante que se diz que estamos na Era da Cultura Visual. Nada mais oportuno, portanto, que usar toda esta cultura a favor do nosso negócio.
Imagine que a cada pessoa que passasse na frente da sua vitrine, você tivesse a oportunidade de falar com ela usando uma argumentação personalizada que fosse direto ao ponto de interesse dela:
-“Joana, com essa roupinha você vai chamar a atenção daquele novo colega lindo do trabalho!”
-“ Ah Laura, esse look vai mostrar o resultado destes meses de academia!”
-“Veja Pedro, isso sim, mostra como você é um profissional bem sucedido!”
Infelizmente, não é humanamente viável que você persiga cada um, converse e conquiste sua confiança para saber seus reais interesses, e finalmente argumente como seus produtos podem ajudá-los a atingir os objetivos deles...
Mas a sua vitrine pode!
Tenho me dedicado bastante nos últimos anos a estudar com profundidade a melhor forma de usar as vitrines, e claro os manequins, para criarem um impacto efetivo nas vendas do varejo de moda, e posso afirmar, sem medo de errar, que com um pouco de esforço ela pode se tornar sua principal ferramenta de vendas, apenas seguindo alguns passos.
Investigue: Dois aspectos são os mais importantes nesta etapa. Quem é o seu público-alvo e como ele se comporta com relação à frequencia no seu ponto de venda. Inicialmente é fundamental saber para quem você vende, pois deve entender o que os motiva, o que valoriza, com que se emociona e o que repudia. O entendimento é fundamental para criar um ambiente que apele aos seus sentidos, promova empatia e o impulso da compra. Então você deve entender o ciclo de visita do seu público, e cada loja terá seu ciclo distinto. Uma loja de rua, pode estar cercada de escritórios, tornando os melhores momentos da venda no horário de almoço e final de expediente, com a exposição diária da sua vitrine ao seu público. Ao final de uma semana seu potencial de exposição já será atingido, mudar semanalmente sua vitrine pode ser chave para vender. Já uma loja de outlet, por exemplo tem um ciclo mais longo, com menos visitas repetidas, portanto permitindo uma menor variação, mas mantendo sempre um aspecto de novidade e frescor na apresentação.
Planeje: A principal causa de falhar na mudança da sua apresentação é falta de planejamento das próximas vitrines ou pontos focais. Assim sendo, tenha um estoque de idéias para novas vitrines, incluindo as datas especiais, e criando novas datas suas, aniversário da empresa, da loja, da cidade, semana da lingerie, do jeans, etc. Uma boa idéia é se inspirar em marcas que tenham seu mesmo publico alvo em outros países por exemplo. Este conteúdo está disponível na internet e você pode adaptá-lo à sua realidade (e orçamento!). Lembre-se de que sua vitrine é sua melhor ferramenta para atrair clientes e dedique atenção à este trabalho. Criatividade é mais importante que gastar muito. Por isso apele aos valores que são importantes para seus clientes, use manequins que criem empatia com seu modo de vida, posturas que reflitam suas atitudes, grupos que reproduzam sua forma de estar juntos. Alternar os manequins da vitrine com os do interior da loja cria sempre uma mudança interessante. Lembre-se que sua vitrine não é paisagem, tem que ser dinâmica.
Sempre tome cuidado com detalhes que podem chamar demasiadamente a atenção, desviando das roupas que são as estrelas da história que estamos contando. Manequins danificados ou muito extravagantes são os campeões em estragar uma boa vitrine. Ah, e atenção à iluminação, afinal você quer que sua obra seja vista, não é? De nada serve todo este trabalho em um ambiente escuro ou ainda pior, uma vitrine toda suja...
Execute: Conhecendo seu público e seus hábitos, tendo planejado seu calendário promocional, chegou a hora de colocar mãos à obra. Tenha seus manequins, acessórios e produtos preparados e monte seu show. Naturalmente, você pode contratar um profissional de visual merchandising para te ajudar a planejar e executar seus projetos. Esse é o tipo de investimento que tem retorno imediato em resultado de imagem e vendas.
Meça: Verifique o grau de atenção que sua vitrine desperta nos transeuntes, quantas pessoas param, quantas entram e quantas compram. Veja que looks despertaram mais atenção, essa é a maneira de refinar e aperfeiçoar seu visual merchandising, conhecer cada vez melhor seu cliente e ter cada vez mais resultados em vendas!
Sucesso e boas vendas!!!
Gestor, Profissional de Merchandising Visual | Store Design | Implementação de Novas Lojas | Consultoria
8 aMuito excelente o artigo.
Aprendiz
8 aImagem não é tudo ,mas são sempre um ótimo começo ...
Diretor & Conselheiro de Varejo e Marketing/Owner ICL PACK/Council Member at GLG Gerson L. Group and Private Label ESPM
8 aParabéns pelo artigo, excelente!! Abcs Iorley Lisboa
Brand Experience Manager na Levi Strauss & Co.
8 aPerfeito! Excelentes recomendações!