Uma nutrição diferente.
Imagem: Arquivo Pessoal.

Uma nutrição diferente.

Conheça a Nutrição Comportamental e 5 motivos para começar praticar.

Nosso comportamento alimentar é determinado por uma rica interação entre nós e o ambiente a nossa volta.

O que a comida representa para cada um de nós?

"Nós esquecemos que, historicamente, pessoas comem por diversas outras razões que não as necessidades biológicas. Comida é também prazer, comunidade, família, espiritualidade, relacionamento com o mundo natural e também é expressão de nossa identidade. Pollan, M. Em desefa da comida – Um manifesto.RJ:Intrínseca, 2008.

Com a abordagem da nutrição comportamental é possível:

  1. Entender o que, por que e como se come; crenças, pensamentos e sentimentos sobre a comida.
  2. Aprender a distinguir e controlar fome emocional de fome fisiológica.
  3. Inserir todos os alimentos na rotina, respeitando questões de quantidade e frequência.
  4. Aprender fazer escolhas mais conscientes e benéficas em qualquer contexto; no restaurante, em eventos sociais, festas, na rotina diária.
  5. Alcançar finalmente uma relação saudável e equilibrada com a comida e o corpo.

"A nutrição comportamental é uma abordagem científica e inovadora da Nutrição, que inclui aspectos fisiológicos, sociais e emocionais da alimentação". Instituto NC - Nutrição Comportamental. Ed Manole, 2009.

Eu sempre me interessei por alimentação “saudável”, e devo isso ao falecimento por infarto fulminante da minha avó materna. Atribuo a causa da morte ao estilo de vida dela, de obesidade, sem nenhuma rotina de movimento, que lhe causava hipertensão, diabetes, depressão, e tudo mais que esse estilo de vida pode ocasionar. Ela era linda e alegre como uma criança, genuína e inocente, tinha apenas 67 anos e eu 15 e aquilo me marcou profundamente, por que a partir daí, eu sempre pensei que gostaria de viver muito mais que isso e gostaria que ela também tivesse vivido muito mais que isso, para aproveitar com a gente tudo de bom que a vida lhe poderia oferecer.

Essa é uma questão que se tornou tão importante pra mim, que hoje meu propósito é viver uma vida longa e saudável e ajudar quem queira também!

Um dos programas que desenvolvi após a formação em Nutrição Comportamental, é para ajudar as pessoas que têm problemas de saúde, decorrentes do sobrepeso ou mesmo aquelas que (ainda) não tem problemas (sim eles virão), mas querem alcançar uma relação mais saudável com a comida e o corpo.

Não é algo fácil, pelo contrário, é extremamente difícil, mas possível, é uma profunda jornada do autoconhecimento com o foco no comportamento alimentar.

Nutrição comportamental, não é uma dieta prescritiva, não é um treinamento físico, isso deixo para os meus colegas nutricionistas e treinadores físicos que são todos complementares e bem vindos na jornada para um estilo de vida saudável e equilibrado.

"Doença é ausência de saúde."

Se cuide e se precisar de ajuda, conte comigo!

 


 

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Priscila Agnes Pedroso Salado

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos