UMA PAUSA PARA A TRANSFORMAÇÃO
Há momentos na vida que estamos tão ocupados, que não olhamos para nós mesmos. A rotina parece sufocar. Corpo e mente sinalizam a necessidade de PAUSA. Mas a teimosia é tamanha, e perdemos a oportunidade de revigorar. Atarefados, negligenciamos momentos significativos de conexão com nossa mente e coração. Entretanto, ter um ponto de pausa estratégica é uma habilidade fundamental para a transformação pessoal, profissional e organizacional.
Kevin Cashman, autor do best-seller liderança Autêntica, definiu o principio da pausa como sendo a capacidade natural de recuar para prosseguir com maior clareza, ímpeto e impacto, contém o poder criativo de reconstruir e renovar a maneira como vemos a nós mesmos e aos nossos relacionamentos, desafios, capacidades, organizações e missões dentro de um contexto mais amplo.
Para o autor, os lideres quando estão diante de situações complexas, necessitam dar uma pausa para aprimorar o desempenho. O que requer diminuir o ritmo, refletir de forma consciente e intencional para dentro e para fora de si, analisar diferentes possibilidades de ação. Quanto mais cedo o líder desenvolve a habilidade de dar pausas estratégicas, mais produtiva e eficaz será sua carreira.
A pausa é um processo com potencial de trazer à tona mudanças transformadoras, para passar da gestão à liderança. Conforme Cashman, os gestores estão focados em controles para que as coisas sejam feitas; já os lideres fazem pausas visando descobrir novas maneiras de ser e de se realizar. Nessa perspectiva, a pausa facilita a mudança organizacional, pois possibilita o líder questionar o status quo e mobilizar os esforços internos na experimentação de inovações radicais ou incrementais.
É hora de recuar para ir mais longe!
Como líder, você não pode deixar o excesso de ocupação detonar seu desempenho, permita-se inovar. Recue e conecte-se consigo mesmo e com as pessoas que estão ao seu redor, desenvolva a capacidade estratégica de enxergar a organização como um todo. Você é o responsável por construir uma estrutura de valor.
"Bons líderes olham para fora de si mesmos para soluções estratégicas; grandes lideres olham para dentro de si e para fora de si mesmos para transformação duradoura". (Kevin Cashman).