Uso de telas e o aumento dos casos mundiais de Miopia

Uso de telas e o aumento dos casos mundiais de Miopia

Nos dias de hoje é praticamente impossível não ver crianças com um celular ou tablet na mão e já expostas a vídeos, desenhos e programas infantis desde os primeiros meses de vida. Uso tão precoce e prolongado de telas traz muito mais prejuízos do que vantagens para as crianças

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

O atraso no desenvolvimento da fala e da linguagem é frequente em bebês que ficam passivamente expostos às telas, por períodos prolongados. Transtornos de sono também são cada vez mais frequentes e associados a transtornos mentais precoces em crianças e adolescentes.

Uma outra consequência negativa importante é o desenvolvimento de miopia. A frequência dos casos de miopia está aumentando em todo o mundo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) até 2020, 35% da população será míope e em 2050, este número passará de 50%. Atualmente, em países do sudoeste asiático, cerca de 90% da população já é míope. No Brasil, o Ministério da Saúde estima que 35 milhões de pessoas são míopes.

Mas você sabe o que é a 𝐌𝐢𝐨𝐩𝐢𝐚?

Muito provavelmente você tem alguma alteração ocular ou conhece alguém que tem. A Miopia é um distúrbio visual que está relacionado com um aumento do tamanho do olho, por isso a imagem que a gente vê se forma a frente da retina e fica desfocada para longe e boa para ver "de perto"

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Antes do uso de telas, a miopia era quase exclusivamente causada por fatores genéticos, porém atualmente está muito relacionada com o uso prolongado de smartphones, tablets e computadores. E por que isso acontece?

Acredita-se que a alteração de sono (causada pelo estímulo luminoso no período noturno e alteração de horário de dormir) e a alteração da regulação de humor e prazer (pelo estímulo de jogos e videos) leva a diminuição da produção de dopamina e melatonina, ambos hormônios que ajudam a controlar o tamanho do olho.

Dessa forma, como poder agir para tentar reduzir esta progressão de casos de distúrbios visuais?

Infelizmente os casos genéticos não tem prevenção. Mas mudanças nos hábitos, principalmente com o retardo no uso de telas pelas crianças podem ser efetivos para reduzir os novos casos e também diminuir a evolução naqueles que tem uma tendência genética. E nao adianta o pai dizer que é culpa da mãe, a avó dizer que é culpa do pai, a mae dizer que é culpa da tia. Todos os adultos próximos à criança podem ajudar!

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Coloco aqui algumas dicas, inspirada também pelas orientações da Sociedade Brasileira de Pediatria:

✔️ Estimule brincadeiras e atividades ao ar livre. Uma hora por dia é o mínimo recomendado para evitar a miopia.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

✔️ Limite o uso de aparelhos como smartphones, tablets e televisores. Você sabe quais são os períodos recomendados?

💥 menores de 2 anos: nenhuma exposição às telas, sem necessidade (nem passivamente!)

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

💥 idades entre 2 e 5 anos: máximo 1 hora/dia, sempre com supervisão de pais/cuidadores/ responsáveis.

💥 idades entre 6 e 10 anos: 1-2 horas/dia, sempre com supervisão de pais/responsáveis.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

💥 Adolescentes entre 11 e 18 anos: 2-3 horas/dia (nunca deixar “virar a noite” jogando!)

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

✔️ Não usar os aparelhos eletrônicos antes de dormir. Desligar pelo menos uma hora antes de deitar na cama.

✔️ Evitar televisão e computador no quarto da criança.

✔️ Sem telas durante as refeições

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

E aí , como tem sido o uso de telas na sua casa com seus filhos ou crianças sob sua responsabilidade?

#SaudeInfantil

#Pediatria

#SaúdeDaPopulaçãoNegra

#LinkedinCreator

#BlackCreatorsLinkedin

Sindeaux Paulo

Professor na Colégio Militar de Porto Alegre

2 a

O Home Office tão festejado também tem influência nisso. Nem tudo são flores.

Paula Roosch

Especialista em Inteligência Emocional, Empatia e Bem-Estar no Trabalho | Palestrante | LinkedIn Instructor & Top Voice | Desenvolvo QE de Líderes | Escritora | Fundadora Midiamor

2 a

Fantástico esse conteúdo! Eu sofro de miopia desde criança e percebo meu olho muito mais cansado e míope nas épocas que sigo mais conectada nas telinhas. É fundamental tomar cuidado com o estímulo desde criança... obrigada por esse post! <3

Juliana Sá

Top 10 LinkedIn Creator Sustentabilidade I Líder de Impacto Social Amazon Brasil I ESG I Palestrante I Economia Circular I Mudança Climática I Relações Corporativas

2 a

O que estamos fazendo com nossos filhos? Ah, mas todo mundo usa e não podemos excluí-lo deste mundo digital. Ah, só com tela para ela ficar calma. Ah, ela ama e aprendeu a mexer sozinha. E assim vamos nos enganando e normalizando o uso de tela para os pequenos. Educar dá muito trabalho. Mas é o único caminho.

Ana Paula Marçal Fortunato

LinkedIn Top Voice | Especialista em Carreira e Recolocação | Jobhunter | Headhunter | Assessora de Carreira | RH | CEO YOUP CONSULTORIA DE CARREIRA |

2 a

Preciso cuidar disso, confesso que minha menina assiste todos os dias antes de dormir, já na cama comigo 🥺

Reginaldo Silva

Engenheiro Eletricista | Especialista em Engenharia Clínica | Perito Judicial em Engenharia Elétrica | Instrutor Certificado em NR10 | Gestão de Projetos e Processos de Manutenção | Coordenação | Energia renovável.

2 a

Exatamente, para um adulto o uso excessivo de smartphone e computador já prejudica imagina uma criança em plena fase de crescimento.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Adriana Leal

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos