Vó, a senhora nasceu onde mesmo?
Igreja da Paróquia de Kriza na cidade de Orahovica, onde minha avó foi batizada no dia seguinte ao seu nascimento

Vó, a senhora nasceu onde mesmo?

Vamos agora do meu avô para a minha avó Rosa, que nasceu em Zdenci em 30 de abril de 1909, a uns 220 km a leste de Zagreb. Foi batizada no dia seguinte com o nome de Rozika na Paróquia de Kriza em Orahovica a menos de 10 km de sua casa e nunca deixou a região, a não ser em 1.925, quando veio para o Brasil. Mas ela não sabia disso, por incrível que pareça!

Me pergunto: por que ela foi batizada já no dia seguinte? O croata é um povo muito católico. Será que isso explica? Não sei. Só sei que eu também fui batizado com apenas 4 dias, levado pelas mãos dessa mesma avó! Apenas esperaram meu pai chegar de viagem. Será que tem a ver?

Bem, o que importa é que minha avó veio analfabeta para o Brasil com 16 anos. Era de uma família de agricultores como a do meu avô e mal sabiam o nome de onde viviam. Não precisavam mesmo! Não viajavam, não recebiam visitas de longe, não escreviam e viviam praticamente isolados em suas terras plantando e colhendo. Nem as notícias do mundo ao redor interessavam muito. O importante era sobreviver.

Fico pensando: o que não enfrenta uma pessoa assim? Arrancada de sua terra, levada primeiro a cruzar a Europa por terra de trem e depois um oceano inteiro num navio a vapor sem nem saber prá onde ia. Apenas confiava no pai e tinha a companhia da mãe e das irmãs. E assim a vida ia, deixando dores e sonhando com esperança as alegrias de uma nova terra.

Tanto ia com dores e alegrias, que na primeira grande viagem da vida ainda teve que passar por uma experiência deveras dolorosa e preocupante. Mas isso eu conto mais adiante.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de João Carlos Nagy

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos