Vale a pena ter Loja Física ou somente a Loja virtual?
Boa pergunta, não é mesmo? Então vamos lá, por um lado pessoas que buscam sentir, tatear, ver o produto antes de comprar, tirando o máximo de informações possível dele, por outro lado a rapidez, a disponibilidade imediata, o preço. Pra que lado ir? Vale a pena ter uma loja física? Ou vale a pena ter somente uma loja virtual? Todo empreendimento de sucesso tem por trás um planejamento, por isso vamos falar aqui hoje sobre algumas vantagens e desvantagens a respeito de Loja Virtual x Loja Física. Vem ler! 📖
A história do varejo no Brasil começou no período colonial, quando surgiram os primeiros armazéns. Em outros tempos, se você quisesse empreender, independentemente do seu segmento, ter um estabelecimento físico era uma obrigação. Quem aí não se lembra das vendas de balcões?
As lojas físicas continuam e continuarão exercendo um papel muito importante no processo de venda digitalizado. A experiência do consumidor em uma loja física é imersiva e muito diferente de uma loja virtual. Quando seu cliente entra em sua loja você tem a oportunidade, por inúmeros pontos de contato, de promover o engajamento e a experiência positiva para que ele retorne. Todo mundo gosta de dar uma volta pelas ruas ou pelo shopping para ver as vitrines das lojas. Uma loja física tem essa proximidade bacana com o público, mas também implica em pagar aluguel do imóvel, entre outras contas, como luz, água, sem falar na segurança. Vamos detalhar melhor as vantagens e desvantagens dela!
Vantagens de uma loja física:
➡️ Atendimento: a segurança quando o cliente é atendido pessoalmente para muita gente ainda é fundamental. É inegável que nos espaços presenciais é possível oferecer um atendimento mais personalizado, humanizado e acolhedor, assim, com o auxílio dos vendedores, os consumidores podem tirar dúvidas e pedir sugestões.
➡️ Experiência com o produto: a loja física permite que o cliente toque e sinta o produto, analisando seu material e qualidade.
➡️ Recebimento do produto na hora: Em boa parte das compras em lojas físicas, os clientes já podem sair com o produto para usufruir: sem atrasos, problemas ou ansiedade pela entrega.
➡️ Não precisa pagar pelo frete: um ponto positivo da loja física é que não há custos adicionais para os clientes além do preço do produto a ser levado para casa, como ocorre com o frete, por exemplo, nas lojas virtuais. E, muitas vezes, esse ponto faz com que as pessoas prefiram comprar em uma loja física.
➡️ Vantagens na conversão e negociação: nas lojas físicas, é mais fácil converter os clientes, negociar com eles, é bem mais fácil convencer uma pessoa estando frente a frente com ela.
Desvantagens de uma loja física:
➡️ Limite de horário: uma loja física também está limitada ao horário comercial, podendo fazer vendas apenas em determinado período de tempo de um dia.
➡️ Alto custo de investimento: aluguel, salário de funcionários, contas de luz, água e internet, tudo isso pode pesar no orçamento de uma loja física.
➡️ Localização: o ideal é que se tenha um grande fluxo de pessoas passando na frente da loja todos os dias com o perfil desejado para os produtos e serviços que você oferece, às vezes, uma boa localização implica em pagar um aluguel mais caro.
➡️ Preço: geralmente as lojas físicas colocam preços maiores em cima dos produtos para ter lucros maiores, já que os gastos também são superiores (como aluguel, água, luz e funcionários).
Não tem como negar, cada vez mais consumidores se tornam adeptos do comércio eletrônico, fazendo os empreendedores voltarem seus olhares para esse canal de vendas. As lojas virtuais são ótimas opções, tanto para quem está começando a empreender, quanto para quem já vende no mundo físico.
Ainda na década de 90 os telefones e computadores não eram comuns entre os brasileiros. Dessa forma, pode se dizer que o sucesso da transação eletrônica se deu a partir do século XXI, com a internet discada. Imagine só no final do século XX e início do século XXI, se algo tão novo como a internet poderia oferecer tanta vantagem aos consumidores? Pois bem, esse era um dos motivos que levaram o e-commerce a fazer tanto sucesso como modalidade comercial na época. Em meio às evoluções tecnológicas e desenvolvimentos do novo século, a transação eletrônica contava com maior disponibilidade, com compras realizadas 24 horas por dia, 7 dias por semana. Além da grande variedade de produtos e serviços, acesso rápido e prático e, claro, a maior vantagem para as lojas no e-commerce: o alcance internacional! (fonte: agenciafg)
Vantagens de uma loja virtual:
Recomendados pelo LinkedIn
➡️ Vender 24 horas por dia: diferente de uma loja física, uma loja virtual abre 24 horas por dia, todos os dias do ano, o que inclui os feriados. A plataforma de e-commerce, onde se cria e gerencia uma loja online, registra os pedidos a qualquer hora.
➡️ Mais facilidade e comodidade para comprar: os consumidores podem comprar a partir de casa, do home office, da praia, da fila do pão, do banco da praça, de onde quiserem. O acesso à uma loja virtual se dá via PCs, notebooks, tablets e smartphones, entre outros aparelhos, a partir de qualquer lugar com acesso à web.
➡️ Vender regional, nacional e internacionalmente: com um loja virtual dá para vender no seu bairro, distrito ou cidade, também dá para em outros estados do Brasil e fazer clientes até em outros países.
➡️ Preço mais acessível para o cliente: a compra online é mais cômoda, prática e fácil, além de ser mais barato na maioria dos casos, isso se dá pelas lojas virtuais terem custos de operação.
➡️ Custo operacional: o custo operacional de uma loja virtual é bem menor do que uma loja física. Inclusive, a gestão de contas é uma dor comum entre pequenos e médios empreendedores.
Desvantagens de uma loja virtual:
➡️ Falta de contato físico com o produto: na loja online, os clientes não podem tocar nos produtos ou experimentá-los, por esse motivo as ofertas precisam ser altamente persuasivas e precisam convencer os clientes a comprar.
➡️ Falta de confiança: os clientes têm pouca confiança nos sites de comércio eletrônico, especialmente nas ferramentas de pagamento online.
➡️ Tempo de entrega: o tempo de entrega e os custos de envio podem ser uma desvantagem.
➡️ Mercado muito competitivo: existem milhares de lojas virtuais na internet, e por isso pode ser difícil para uma nova empresa se destacar da concorrência.
É claro que cada negócio é um negócio e o sucesso dele depende muito da forma como foi estruturado. Mas, se pensarmos em lojas virtuais que foram criadas com planejamento e estratégia, podemos dizer que vale muito a pena investir no mercado digital.
Loja física, loja virtual ou ambas?
Como avaliar o que é melhor para o seu negócio?
As duas opções têm suas particularidades. A loja física, por exemplo, já tem fluxo garantido, enquanto no virtual é preciso criar esse fluxo. Em vez de pensar no dilema de loja física ou virtual, considere ter as duas! A loja virtual atrai por ser considerada mais barata, no entanto, não tem o fluxo de uma loja física, na rua ou em um shopping, por exemplo! Como vimos, os dois modelos de negócio são vantajosos e complementares. Se você tinha alguma dúvida de que ter uma loja física e uma loja virtual valia a pena, agora já sabe a resposta: sim.
Seja MULTICANAL!
É preciso sim que você comece a construir sua presença digital, seja por meio de um loja virtual própria, canais de marketplace ou vendas por meio das redes sociais. Isso não quer dizer que você deva abandonar a sua loja física! A ideia de ter a presença digital aliada a loja física é ampliar os canais de venda com a Internet.
Ainda não tem uma loja virtual? Clica aqui e conheça nossa plataforma de e–commerce e crie sua loja virtual agora mesmo! ✅
Querem saber de algum assunto mais específico? A gente vai atrás e busca pra você, comenta aqui embaixo sobre o que deseja saber mais! ⬇️
Até o próximo artigo! 👋🏻