Vamos falar sobre Gestão do tempo!

O que você faz com o tempo que você tem? Muitas pessoas tem uma dificuldade enorme em gerir o tempo. Elas não conseguem administrar todas as atividades que entendem que são importantes para suas vidas pessoais. Mas por que será que algumas pessoas conseguem trabalhar, estudar, fazer atividade física, namorar e ainda são muito produtivas, enquanto outras pessoas vivem se lamentando de que não tem tempo pra nada? 

Isso está ligado a algumas questões básicas porém muito importantes. Valorizar o tempo que temos. Mas qual é o segredo das pessoas de alta performance que conseguem fazer o dia "render"?

Algumas características em comum dessas pessoas! Capacidade de priorizar atividades. Elas certamente sabem separar o que é de fato importante do que circunstancial. Outra característica da pessoas que administram bem seu tempo é saber falar "NÃO. As vezes acabamos criando uma armadilha perigosa para nós mesmos, quando aceitamos a fazer tudo que nos é solicitado. Porém muitas vezes as prioridades do outro, não são as nossas. Isso não significa que não vamos atender a quem nos pede ajuda. O ponto aqui é negociar sempre! Buscar uma condição adequada de prazo e que não te resulte em um aperto no pescoço quanto ao prazo. Com isso é possível se comprometer com aquelas atividades que de fato são importantes e dentro um tempo adequado e satisfatório às partes.

Porém, o maior segredo para a gestão do tempo é o amor pelo que faz. Ou fazer as coisas com amor! Quando temos a possibilidade de fazer o que gostamos não sentimos o tempo passar. Isso é um pouco do que a psicologia positiva chama de FLOW.

Isso significa que o tempo é relativo. Ele pesa de acordo com o sentimos que temos dele. Se conduzimos nosso trabalho como um fardo, se tratamos nossos compromissos como sacrifício, o movimento dos ponteiros vai ser doloroso, o tempo se arrasta e parece que tudo é cansativo. Porém, uma coisa é fato. Nem todo mundo tem o privilégio de fazer o que ama. Sendo assim, dedicar o seu tempo a algo que não te faz feliz, com certeza vira sacrifício. Então, se você não pode escolher o que faz, apaixone-se por isso depois. Simples assim. Existem várias formas de encarar as coisas. Você sempre vai poder escolher a forma de pensar. Ou você se lamenta todos os dias de ter que se levantar e ir trabalhar em algo que supostamente não gosta. Ou a outra opção é agradecer a Deus pela energia de mais uma vez acordar e ter saúde e força pra seguir em frente.

Para dar um outro significado ao que você faz, mesmo que não goste, encontre o propósito de fazer o que você faz. Como assim? Se você pensa: - "Ahhhh, mas o meu trabalho só dá para eu pagar minhas contas". Então tudo bem, sinta-se grato por ter a condição de manter suas contas em dia, faça o seu melhor e se prepare para outros passos.

Por fim, se você adquire paixão pelo que faz, você vai perceber que o tempo não é seu adversário, ele é seu maior aliado, porém ele precisa ser respeitado, você precisa entender que a maior riqueza que qualquer ser humano recebeu ao nascer, foi o tempo para evoluir se transformar. Portante use seu tempo para encontrar sua melhor versão.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos