AS VANTAGENS DE SE FILIAR A UMA REDE DE FRANQUIA
Para entendermos quais são as vantagens de se tornar um franqueado será necessário, primariamente, definirmos o conceito de franquia.
De acordo com a nova lei de franquia, Lei 13.966/2019, três são os elementos essenciais de uma franquia:
1- Autorização de uso da marca franqueada;
2- Direito de produção ou distribuição exclusiva ou não exclusiva de produtos ou serviços;
3- O direito de uso de métodos e sistemas de implantação e administração de negócio ou sistema operacional desenvolvido ou detido pelo franqueador.
Conclui-se, portanto, que franquia empresarial consiste em uma autorização concedida pelo franqueador ao franqueado para o uso de sua marca, associado ao direito de produção ou distribuição exclusiva ou não exclusiva de produtos ou serviços e ao direito de uso de métodos e sistemas de implantação e administração de negócio ou sistema operacional desenvolvido ou detido pelo franqueador.
Dito isso, por consequência, necessário se faz entendermos cada um desses elementos essenciais de uma franquia.
Primeiro, a autorização de uso de marca trata-se de uma licença concedida pelo franqueador ao franqueado, possibilitando que o franqueado tire proveito comercial e econômico da marca enquanto vigorar o contrato de franquia.
Recomendados pelo LinkedIn
Em regra, para uma marca ter se tornado uma franqueadora ela criou credibilidade no mercado, tornando-se uma marca reconhecida do público consumidor, com boa reputação e clientes fiéis, o que diminui, consideravelmente, os riscos do negócio.
Segundo, o direito de produção ou distribuição de produtos ou serviços refere-se aos tipos que o franchising pode adquirir.
Portanto, ao se associar a uma rede de franquia, o franqueado, além do direito de uso da marca, também adquire o direito de produzir os produtos que serão comercializados pela rede ou de distribuir os produtos ou serviços que levam a marca da franqueadora.
A grande vantagem em produzir ou distribuir os produtos ou serviços comercializados pela franqueadora, está no fato deles gozarem de boa aceitação por parte do público consumidor e, por consequência, garante uma enorme vantagem competitiva e um bom retorno do investimento feito.
Terceiro, o último elemento essencial de uma franquia trata-se, em apertada análise, do dever de transferência do know-how acumulado pelo franqueador ao franqueado.
Tal elemento possibilita que o franqueado, ainda que não possua experiência anterior no segmento, obtenha bons e rápidos resultados, já que o franqueador irá capacitá-lo com informações suficientes para que o mesmo opere satisfatoriamente o seu negócio.
Conclui-se, portanto, que investir em uma franquia é ter a segurança de que você não ficará desamparado, é saber que você não está sozinho, e que antes de você, outras pessoas já testaram o negócio e comprovaram que ele funciona e dá muito certo, independentemente de onde ele esteja.