Vantagens e desvantagens
Creio que todos conhecem a história bíblica da luta do pastor Davi contra o gigante filisteu Golias. Guerra de um soldado contra outro eram comuns na antiguidade, porque isso poupava a vida de muitos.
O vencedor da luta homem a homem levava tudo e isso poupava a perda desnecessária de muitas vidas.
Davi era pastor, pequeno, sem armadura e sem experiência em guerras; Golias era um gigante de quase três metros, protegido por uma armadura, com espada e um escudo tão grande que era carregado por um ajudante.
Os filisteus tinham Golias e o Rei Saul contava apenas com a coragem do pastor Davi.
Para qualquer um pareceria um massacre, mas não foi. Davi foi estratégico e não lutou nas regras de Golias, mas nas dele.
Não lutaria com escudo ou espada, mas apenas com a sua funda de matar animais selvagens que costumavam atacar seu rebanho. Para Davi, Golias não seria mais perigoso que um leão da montanha, ele sabia que teria apenas uma chance.
E foi do que precisou: aproximou-se do gigante que o ironizava, acertou-lhe uma pedrada na testa e depois cortou-lhe a garganta. Simples assim.
Qual é a lição que tiramos disso? Em toda vantagem há uma desvantagem e em toda desvantagem uma vantagem. O que precisamos é a aprender a tirar força de nossas fraquezas e entender a fraqueza da força aparente de nossos oponentes. O nome disso é estratégia.
Quanto você sabe de si e do seu negócio? Já pensou nisso? O multiartista, Jean Cocteau, resumiu bem: “Não sabendo que era impossível, foi lá e fez.”
#mercados #segurança psicológica #concorrência #estratégia #seminovos #congressofenauto #vendas #fenautotv