Variabilidade Climática x Mudança Climática - Impactos na Produção Animal

Você já ouviu falar no termo “Mudanças Climáticas”?

Provavelmente sim! Mas você sabe exatamente o que são as “Mudanças Climáticas”? E como as “Mudanças Climáticas” podem impactar na produção animal?

Pois bem, primeiramente vamos entender o significado do termo “Mudanças Climáticas”. Este termo vem sendo utilizado para descrever as mudanças ocasionadas no clima. Refere-se há uma alteração significativa na média de variáveis climáticas, como, por exemplo, temperatura e precipitação, em um período de médio e longo prazo (maior que 30 anos).

Existem pesquisadores em diversas partes do planeta que estudam essas alterações em diferentes regiões. O Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC) – Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas, é o principal formulador de estudos sobre as mudanças do clima. Foi criado em 1988 com o objetivo de prover informações respaldada em aspecto científico sobre as mudanças do clima e seus possíveis impactos. Desde então, o IPCC publica regularmente relatórios sobre as “Mudanças Climáticas”, os quais podem ser consultados em: www.ipcc.ch.

É importante destacar que “Mudanças Climáticas” difere do significado de “Variabilidade Climática”. O segundo termo, por sua vez, trata da alteração em torno da média das mesmas variáveis climáticas, mas em um período de curto prazo (menor que 30 anos). A imagem abaixo ilustra a diferença entre: Mudança Climática x Variabilidade Climática.

Contudo, a “Variabilidade Climática” também pode sofrer interferências das mudanças do clima, pois sua oscilação em torno da média pode aumentar, provocando eventos climáticos extremos. Os eventos extremos podem gerar sérios problemas em diferentes setores da sociedade. Entre os eventos, pode-se citar aqueles comumente conhecidos: secas, tempestades, furacões, ciclones, ondas de frio, ondas de calor, etc...

Após esta breve síntese acerca do termo “Mudanças Climáticas”, vamos entender como essas mudanças podem impactar na produção animal.

São diversos os canais de impactos que as “Mudanças Climáticas” podem provocar. Em uma visão superficial, é possível separar em impactos diretos e indiretos. Dentre os impactos diretos, tem-se como exemplos: o aumento constante da temperatura interferindo diretamente na zona de conforto do animal (gerando perda de produtividade e qualidade do produto) e a presença de eventos extremos resultando em larga escala a perda de produtividade e podendo levar a mortalidade dos animais.

Já entre os impactos indiretos, pode haver impactos nos fatores necessários para produção, tais como, água, energia elétrica, insumos de ração (milho, soja, sorgo, etc...). Esses impactos podem ser diretamente na restrição dos mesmos ou na elevação dos preços, inviabilizando muito processos produtivos.

Portanto, torna-se extremamente importante ficarmos atento as “Mudanças Climáticas” e como as mesmas podem interferir no processo de produção animal. Em breve, o GBAZP abordará sobre medidas preventivas que podem ser utilizadas por produtores perante as mudanças do clima.

--

Daniel Sá Freire Lamarca - Doutorando em Engenharia de Sistemas Agrícolas (ESALQ/USP) - Discente de MBA em Agronegócios (ESALQ/USP)

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos