Velha x Nova economia
Obter lucros por meio de atividade empresarial competitiva impulsiona o progresso econômico. Com o passar do tempo, o progresso dos empreendedores passou a ser medido por uma combinação de aspectos, definidos por triple bottom line. Além da mensuração do lucro, outros pilares passaram a serem vistos, como qualidade de vida das pessoas e sustentabilidade dos recursos do planeta para a sobrevivência e o florescimento de espécies e ecossistema.
No entanto, essa combinação de base tripla – lucro, pessoas e planeta, e suas estruturas relacionadas não foram suficientes para um importante olhar da prosperidade sustentável ao longo prazo.
Esse progresso requer inovação adaptativa mediante um cenário emergencial que vivemos. Vamos falar um pouco melhor sobre esse novo cenário?
Empresas buscam incansavelmente por maiores margens de lucro. Pessoas buscam por cargos, posições, status e poder. Porém, essa dinâmica de busca incessante por lucro não se sustenta nos dias atuais. Com foco excessivo no dinheiro e no lucro, acaba por colapsar a economia, levando ao extermínio dos recursos essenciais à vida. Costumamos chamar de Velha Economia a gestão de recursos escassos para o bem-estar coletivo.
É quando surge recentemente a Nova Economia. Um despertar para uma nova forma de se organizar e gerir os recursos escassos, com o foco no humano e suas necessidades presentes e futuras de sobrevivência.
A partir dessa Nova Economia é fundamental avaliar o progresso das organizações sob novas perspectivas. O triple bottom line já conhecido (lucro, pessoas e planeta) passa a ter uma quarta dimensão, o pilar propósito.
Um resultado desses pilares – pessoas, lucro, planeta e propósito, fornece a base sólida para uma estrutura mais abrangente para o desenvolvimento de medidas de prosperidade sustentável.
A Purpose & Tals cumpre sua missão construindo e fortalecendo processos colaborativos de mudança com atores de diferentes setores para gerar impacto positivo nos ODS da ONU e, com isso, ajudar a Transformar o Nosso Mundo.