Vem cá, vamos conversar!

Vem cá, vamos conversar!

Você, é você que está ai sentadinho no seu computador... lendo as notícias, assistindo algum vídeo no youtube, trabalhando. Conversando.

Você, pessoa que deve ter entre 22 e 35 anos???

Você que trabalha com marketing digital. Você designer que abriu a sua agência. Você que vive nesse mundo fértil digital.

Sabe o que é mais legal dessa área? Existe muito mais criatividade na criação de novos métodos do que na aplicação da teoria fundamentada há anos.

Mas vamos lá, eu quero falar com você, só pedir um favor. Aquela coisa de amigo para amigo. PARE. É isso ai. PARE de reinventar a roda.

Você é um estrategista. Marketing é estratégia. É você criar formas e não reduzir o ofício a métodos vazios.

Você não será mais fodão se souber 30 termos em inglês. Você não será nada além do papagaio da moda. É cansativo. É CHATO. Tem gente que vive de vender novos métodos, e você, fodão dos termos e novos métodos, é apenas o cara que compra isso.

Você que acha que está aprendendo algo novo, é bonito. É gringo (ainda não superamos essa fase). Mas na verdade é uma velha prática com um nome bonito. Você deve ter estudado menos que deveria.

Vamos aos termos?

Social Selling - UAU. Você nunca foi a uma feira popular? Padaria da esquina? Aquela que o dono consegue te vender sempre mais do que você precisa pelo único motivo de te conhecer? Comprou só pão hoje? Prova aqui a nossa mortadela! Esse queijo chegou HOJE! E a sua mãe está bem? Ela gosta desse requeijão, pode levar e depois você paga. E você cria um vínculo com a padaria do Sr. Joaquim. Ele vira sinônimo de qualidade. Você se reconhece na marca. O meio é físico.

Se fosse em uma rede social, o instagram por exemplo, eu colocaria a foto do pão (com fumaça saindo!), reconheceria os clientes e teria padrões de venda para cada personagem. #padariadojoaquim (no lugar de distribuir panfletos, podemos guiar as pessoas com #! Isso é somente uma maneira de explorar um formato de comunicação tendo como base relacionamentos reais. Poderia até criar alertas para os finais de semana. Fazer vendas programadas, organizar as entregas por aplicativo. Seria uma padaria muito legal, mas não sei se o preço do pão do Sr Joaquim consegue bancar os custos. Não sei se a estratégia criada com métodos mirabolantes fecha a conta. Também não faço ideia do ponto de equilíbrio de venda.

O que descobrimos com esses senhores é que nem sempre a resposta está na quantidade.

Moderno?

~ A Social Selling (Venda Social) como um método tem 4 etapas: Estabelecer a sua Marca Pessoal, Encontrar Pessoas, Engajar com insights e Construir Relacionamentos.

Growth hacking - É interessante, não nego. Mas não é algo inovador do ponto de vista de negócio. Você já analisou uma "armarinho" ou papelaria? Meu bem, isso é Growth hacking RAIZ! É você conhecer o seu público a ponto de prever a compra de novos produtos, e muitas vezes, investir até o capital de giro da empresa na compra. E por mais que pareça algo "orgânico", essa compra é orientada normalmente pela compra de uma pequena quantidade de produto para teste de aderência, análise da procura e dos clientes. E isso serve para tudo, até um novo ponto de venda.

Mas a Dona Marlene deve ter falado assim com o representante: "tá saindo muito pedido desse? Ok, vou comprar a quantidade mínima para testar"...

O que estou dizendo é que precisamos sair do computador e ver o mundo. Parar para entender que não existe diferença entre físico e digital. PESSOAS SÃO PESSOAS E DINHEIRO É DINHEIRO.

Que o que pensamos que estamos criando de novo, porque aprendemos na universidade, aquele senhor de mais de 60 anos já faz no seu comércio há anos.

Que Startup é legal, mas precisamos aprender muito com quem tem uma padaria, um restaurante. Um feirante que criou e educou seus filhos vendendo hortaliças por R$ 0,50 centavos. Que a papelaria do bairro precisa entender muito mais de tendências que um escritório de marketing.

Precisamos compreender e aprender como uma Cacau Show conseguiu crescer com 500 dólares iniciais. Como o açougue se manteve por anos, e não se transformou em boutique de carnes.. Como o dono da peixaria trabalha com a sazonalidade do pescado e se organiza para o feriado nacional.

Ficar triste porque uma rede de livrarias decidiu ser DIGITAL, abrir loja online sem compreender a fragilidade que a gestão do comércio eletrônico oferece, e esqueceu que a sua riqueza era o ponto físico, e falir. E aprender com isso.

Isso também é estratégia. E isso é a base para o digital. Porque o digital é apenas um meio. E se você não souber isso, você pode iludir empresários e se iludir. Em um universo que um tweet faz uma empresa perder mais de um bilhão, estamos fazendo algo errado. Estamos criando algum tipo de bolha que pode não ser sustentável.

No final do dia, você foi trabalhar para pessoas ou apenas ganhar likes?

Quantas escolas de marketing utilizam todas essas estratégias? Alguma já cresceu a ponto de ter uma oferta pública (IPO)...

OPA....

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Cintia Miguel

  • Arrebentação - Covid-19

    Arrebentação - Covid-19

    Há pouco mais de 2 anos escrevi uma analogia sobre a arrebentação e o empreendedorismo. De forma resumida o artigo…

    1 comentário
  • Arrebentação

    Arrebentação

    Não sei o que te contaram sobre empreender, mas vou falar o que aprendi de modo empírico. Diz o dicionário que…

    4 comentários
  • Relacionamento 3.0?

    Relacionamento 3.0?

    Todo dia nasce uma nova ideia. Todo dia alguém quer reinventar a roda.

  • Novos hábitos x Velhos Cargos

    Novos hábitos x Velhos Cargos

    Empregado. Funcionário.

  • Sobre tampas, relacionamento e atendimento!

    Sobre tampas, relacionamento e atendimento!

    E tudo se resume a tampa de um copo, sim, você leu certo, uma TAMPA! Muito se fala de relacionamento com o cliente, de…

    4 comentários
  • Auto conhecimento - ERROR 404

    Auto conhecimento - ERROR 404

    Houston, we have a problem Como redatora tenho a oportunidade de me encontrar e me perder em diversos temas que…

    1 comentário
  • Faz vendas online? Conheça as regras básicas!

    Faz vendas online? Conheça as regras básicas!

    Crescemos, descobrimos um milhão de possibilidades, compramos plataforma, integramos com ERP, contratamos equipe…

  • O conteúdo e a síndrome de Bobo da Corte

    O conteúdo e a síndrome de Bobo da Corte

    conteúdo 1.aquilo que ocupa, parcial ou totalmente, o espaço em algo.

    3 comentários
  • Maratonistas

    Maratonistas

    Existe uma enorme diferença na forma que nos relacionamos com nosso trabalho e na forma que os nossos pais se…

    3 comentários
  • Empreender é preciso?

    Empreender é preciso?

    Além da palavra gratidão, outra que virou febre nos meios digitais é "empreendedorismo". Empreender é mais lucrativo…

    2 comentários

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos