#Vender é #liderar
Conhece o clássico vendedor sabe-tudo? que faz seu cliente engolir o produto? Essa era acabou. Assim também como a do gestor mandão estilo “faça o que eu digo”.
Se queremos ser bem-sucedidos, temos de ter consciência de que todos estamos constantemente vendendo ideias, projetos e, sim, produtos e serviços.
O estudo “What do you do at work” (O que você faz no trabalho), que reuniu 9.057 participantes no mundo todo, revelou que as pessoas passam 40% do seu dia de trabalho persuadindo, influenciando e convencendo outros. E esses comportamentos não envolvem uma compra, mas ainda assim são atividades de vendas.
Daniel Pink, em seu livro “To Sell is Human” (Vender é Humano) afirma que temos que esquecer o estereótipo ruim do vendedor e que vendas é um palavrão.
Vender é um soft skill que cabe em qualquer ambiente de trabalho ou situação de sua vida. Lembra de quando você quer ir comer uma pizza e seu amigo quer um churrasco? Ou quando seu filho não quer comer as verduras no jantar? Pois é, essas são atividades de vendas onde não existe o pagamento por um produto ou serviço.
Então, se você quer ser um profissional ou um ser humano melhor, cabe prestar atenção a essas habilidades de influenciar pessoas.
Recomendados pelo LinkedIn
Simon Sinek, autor norte-americano, diz que um bom vendedor é como um técnico esportivo: não é ele quem joga, mas, como tem uma perspectiva externa e conhecimento profundo da atividade, ele pode dar sugestões da melhor estratégia a ser adotada em cada jogada.
Concordo com ele. A era do vendedor consultor, daquele que sabe de tudo e que pensa que o cliente não entende de nada acabou. Hoje o cliente chega para comprar sabendo do custo, que é um parâmetro menor se estamos falando de produtos de alto valor agregado. Hoje a venda passa por explicitar osbenefícios que ele, cliente, sente ser indispensáveis ou apenas necessários. Até o supérfluo passa por uma avaliação.
Retomando o título, vender é guiar o cliente pela sua jornada de compra. Se trata de empregar a #escutaativa para entender as dores, necessidades e desejos do cliente. Com isso feito, você vendedor pode até mesmo oferecer um produto que o cliente desconhecia, mas que o atenderá de forma superior ou a um custo reduzido.
É assim que bons vendedores conseguem transformar uma venda em duas ou mais – criando um bom relacionamento com seus clientes e conseguindo recomendações, aumentando a sua rede de relacionamento de maneira orgânica.
Como diz meu filho @shimizudiogo, corretor de imóveis, especializado em investimento imobiliário: Eu não vivo de vendas. Eu vivo de relacionamentos.
Conselheiro Consultivo | Consultor & Mentor Empresarial | Diretor Comercial no ramo Imobiliário | Liderança | Maratonista 42Km | Especialista em Vendas, Riscos, Contratos | Produtor de Conteúdos | +179mil Seguidores
5 mNão poderia concordar mais, e não é porque eu sou de vendas rsrs Seguindo a amiga por aqui agora, já na expectativa de aprender. Grato pelo conteúdo Faça uma ótima quarta Márcia Mitsue Shimizu!!!
Autoridade no entorno do Ibirapuera, especialmente em Moema. Corretor de imóveis experiente. Lançamentos e imóveis prontos para morar. Foco no relacionamento contínuo com meus clientes.
5 mIsso mesmo. Para usar o exemplo das verduras no jantar, este filho aprendeu a comer espinafre dessa forma 😄