A Verdade de Cada Um

A Verdade de Cada Um

A verdade é uma vibração, uma frequência.

Quando você ouve alguma coisa que é uma verdade, dentro de você algo ressoa. Existe um eco que vem de dentro pra fora que te faz perceber que aquilo é uma verdade.

Você não precisa entender o que está ouvindo para saber que é uma verdade, basta sentir a vibração. Quando presenciamos algo que é real, repentinamente sabemos. Aquilo é verdade. Podemos sentir, mesmo sem conseguir explicar exatamente.

A verdade possuiu a mesma vibração da intuição. A intuição é também uma vibração, um sentimento em uma determinada frequência que entrega uma mensagem. Ela não é uma mensagem clara e objetiva, mas pode ser decodificada. A intuição não fala para ser compreendida, ela fala para ser sentida.

Um alarme, um pequeno arrepio, um outro ponto de vista, uma pulguinha atrás da orelha. Será?

Em um mundo material onde a energia dos pensamentos e sentimentos tem um impacto difícil de ser percebido a intuição é a melhor bússola em que alguém pode se apoiar.

A intuição nos ajuda a encontrar a verdade. E vale dizer que a verdade é sempre absoluta, mesmo que de forma pessoal. Tudo o que é verdade, para alguém, é absoluto mesmo que em um contexto maior possa se tornar relativo. Esse é um conceito que precisamos interiorizar para aprender a respeitar as pessoas a nossa volta.

Na psicologia é mais fácil falar de verdades absolutas. Não é o que você está pensando, a psicologia não carrega verdades absolutas, mas entender que cada um carrega, dentro de si, verdades absolutas. Duas pessoas estão envolvidas em um acidente de carro. Estavam dentro do veículo na hora da colisão. Uma relata um pavor na hora da batida, diz que viu tudo acontecendo em câmera lenta e fica sem dirigir por 5 anos. A outra diz que se assustou muito, se machucou severamente, mas que foi uma imprudência que não vai se repetir. Depois de poucas semanas está dirigindo de novo. Qual é a verdade? Um acidente de carro traumatiza todos os que estão envolvidos? O relato da segunda pessoa prova que ela é mais resiliente que a outra? A primeira pessoa é fresca e a segunda mais forte? Pessoas que são vítimas de acidentes automobilísticos podem ser recuperar facilmente? Qual é a verdade?

A verdade é íntima. Cada um processa as experiências de forma muito particular. Algo que para uma pessoa é trivial para a outra é cheia de espinhos. A verdade interior é absoluta. Ninguém tem o direito de julgar se uma pessoa está reagindo bem ou mal a coisa alguma. Tem pessoas que choram muito, pessoas que não choram e todas elas estão certas. É difícil processar esse conceito, mas as duas são verdades absolutas mesmo sendo antagônicas. No mundo da intimidade psicológica as verdades não se sobrepõem, elas coexistem. Uma pessoa que se recupera rápido de um assalto a mão armada e outra que não sai de casa por 3 meses estão certas dentro de sua própria realidade.

Por isso não fala em cura, trabalhamos a melhora, a ressignificação. A forma que cada um, dentro da sua realidade e através do caminho que trilha encontra para ter uma vida que lhe seja cada vez melhor, que lhe faça mais sentido e a faz sentir mais realizada. Isso vai desde potencializar boas experiências e relações até excluir pessoas, práticas e hábitos nocivos. Por mais que todo tipo de comportamento destrutivo tenha algum tipo de ganho secundário, ter uma vida plena quer dizer aproximar-se cada vez mais da sua melhor versão.

A sua melhor versão não é uma versão perfeita, é a sua melhor versão possível!


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Marcelo Troncoso

  • "Toda empresa têm problemas, aqui não é diferente"

    "Toda empresa têm problemas, aqui não é diferente"

    “Toda empresa têm discussão, toda empresa têm problema, toda empresa têm conflito. Aqui não é diferente”.

  • CONFLITO, SOCORRO!!!

    CONFLITO, SOCORRO!!!

    Tem um ditado que diz: "De perto ninguém é normal". A empresa familiar tem uma característica bastante peculiar que é a…

  • É Tempo

    É Tempo

    Quanto tempo ainda falta? Pergunta a criança ao seu destino? Quanto tempo ainda tenho? Pergunta o velho à sua morte O…

  • Uma pílula para a Dor

    Uma pílula para a Dor

    Quem nunca teve uma dor de cabeça? Quem não teve uma dor de cabeça esses dias? Problema comum com solução simples: uma…

  • Ontem desliguei meu celular

    Ontem desliguei meu celular

    Ontem resolvi fazer uma coisa radical. Fui dormir com meu celular com a bateria a meia vida e pensei que, ao invés de…

  • Inovação na Empresa Familiar

    Inovação na Empresa Familiar

    Inovação. Essa palavra ecoa por todos os corredores de todas as organizações do século 21.

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos