Vinho laranja: entenda tudo sobre esse néctar!
Acervo pessoal de Bárbara Xavier

Vinho laranja: entenda tudo sobre esse néctar!

Não é de hoje que venho falando sobre a experiência que é sentir as nuances de aromas e sabores de um vinho laranja.

Tive o prazer de degustar esse vinho produzido em diversas regiões vinícolas. Sem dúvidas, é um dos tipos que mais me surpreendeu na vida, além de um dos meus preferidos também.

Faça parte da nossa Lista Vip e receba promoções de vinhos exclusivas.

E sei que existem milhares de dúvidas em torno do tal vinho laranja. Por esse motivo, venho esclarecer as principais delas, a fim de enriquecer o seu conhecimento e paladar:

O que são os vinhos laranjas?

São vinhos feitos de uvas brancas e ganham uma cor âmbar principalmente porque a sua fermentação é realizada junto com as cascas das uvas por um longo período de tempo, diferente de vinhos brancos tradicionais que são fermentados sem as cascas.

Fique por dentro de conteúdos sobre o mundo dos vinhos através de nosso Instagram @lavievinhos.

Em qual região é produzido esse tipo de vinho?

Ketilyn Macorim em Kakheyti, Geórgia, junto aos Kvevris

Por não conter uma regra específica de produção, esse vinho pode ser produzido em qualquer parte do mundo.

Porém, a região que é “berço do vinho laranja” devido a sua ancestralidade na produção (e que realmente, de todos que já degustei, nenhum chegou aos pés) é a Geórgia.

Para quem não sabe, a Geórgia é a primeira região produtora de vinhos do mundo, aonde tudo começou, bem antes da época de Jesus! Então no quesito vinificação, eles entendem um pouquinho...

O mais curioso é que a as técnicas milenares de vinificação estão presentes até nos dias atuais, inclusive na forma de produção do vinho laranja.

Depois de pronto, o líquido ao invés de ser envelhecido nas tradicionais barricas de carvalho, ele vai para grandes ânforas de argila, chamadas de Qvevri, que são enterradas por meses ou até mesmo por anos.

Isso não significa que o vinho laranja não pode ser envelhecido nos barris tradicionais. Como dito, não existem regras para a sua produção.

Mas o mais “raiz” mesmo são esses produzidos dessa forma, que são mais raros de serem encontrados no Brasil, infelizmente.

A La Vie Vinhos disponibiliza de algumas unidades no site, é só clicar aqui.

Qual o sabor do vinho laranja?

É claro que toda essa forma diferente de produzir esse tipo de vinho, também lhe confere características diferentes (por aqui, quase não gostamos disso, hahaha).

Muitos dizem que ele é “o vinho branco para quem gosta de tinto”, pois ele se torna denso e até mesmo com a presença de taninos perceptíveis (devido a maceração com as cascas).

No nariz, possuem grande intensidade aromática, remetendo a amêndoas, mel e nozes, além do frutado, dependendo da uva utilizada.

Conclusão

A essa altura do campeonato você já entendeu o porquê que esse vinho conquistou meu coração e tenho a certeza de que irá conquistar o seu também. Gratas experiências que só o mundo dos vinhos é capaz de nos proporcionar.

Um abraço da Barb.

Sou Bárbara, especialista, educadora e empreendedora na La Vie Vinhos. Temos como pilar a cultura de sair da mesmice, aprimorando e refinando cada vez mais nosso paladar através de rótulos que agregam experiências.

"Os vinhos nunca foram o fim, mas o meio que nos conduz a um aprimoramento pessoal"

 

Lívio Meireles Capeleto

Agente Literário | Consultor Editorial para Autores e Editoras | Editor de livros | Ghostwriter

1 a

Continuo aguardando teu retorno para trabalharmos juntos! Já tenho parceiros e editora para seu projeto! Não me abandone Bárbara Xavier! Tenho apenas o mês de Outubro para apresentar o seu projeto ou de outro enólogo. Minha preferência e meu coração são pelos seus conteúdos! Vamos enfrentar juntos esse desafio? Aguardo seu retorno! Abraço e Salut

Lisane Sousa

Nutricionista especialista em Fitoterapia | Palestrante de Longevidade | Saúde | Qualidade de vida | Reeducação alimentar | Nutrição Comportamental | Auxilio profissionais com a rotina agitada a conquistarem mais saúde

1 a

Que delícia Bárbara Xavier! Não conhecia o vinho laranja. Muito interessante! Obrigada por compartilhar. Ótimo dia!

Joaquim Dezidério Neto

Executivo & Pesquisador Sênior / Especialista em Gestão & Recursos Humanos. / Consultor de Gestão & Desenvolvimento Empresarial. / Agronegócios / Conselheiro de Organizações. / Jornalista.

1 a

OK! Parabéns pelo seu conhecimento em suas cultura pelo sabores dos melhores 🍷 vinhos do Mundo, com seu objetivo de aproximarmos dos requintados 🍷 vinhos do Mundo inteiro, sabores dos Mortais pelo vinhos com as 🍇 uvas e seus aromas. Sucesso e realizações em seu trabalho.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Bárbara Xavier

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos