Vivemos em uma época de acelerada obsolescência!

Vivemos em uma época de acelerada obsolescência!

O efeito mais dramático da crescente complexidade que experimentamos é a acelerada obsolescência das estruturas tradicionais de sociedade, família, trabalho e cultura, que estão sendo substituídas por outras, fluidas e instáveis, gerando impactos e conflitos que nos afetam pessoal e profissionalmente, os negócios, organizações e ecossistemas.

A velocidade e natureza das mudanças recentes tornam ainda mais desafiante mantermo-nos em harmonia, produtivos e bem-sucedidos em nossa vida pessoal (ex.: convivência intergeracional) e profissional (ex.: atrair, reter e recompensar talentos, e encontrar soluções para desafios competitivos). 

Kolb[1] propôs que aprendemos e nos desenvolvemos por meio de um ciclo permanente de (i) experiência concreta (reconhecimento de algo potencialmente negativo para ou  disruptivo), (ii) observação reflexiva (reflexão sobre o contexto que leva ao problema), (iii) conceituação abstrata (desenvolvimento de ideias e alternativas para tirar proveito/neutralizar o problema potencial) e (iv) experimentação ativa (implementar e avaliar a proposta - e eventualmente retornar a (ii).

Somos atualmente obrigados a percorrer este ciclo de desenvolvimento e aprendizado muito rapidamente, no nível executivo e nos níveis abaixo, pois estes demandam rápidos ajustes para que se mantenham eficazes, como em RH, Cadeia de Suprimentos e Finanças.

Algumas competências emocionais tornam-se então ainda mais críticas, e devemos ser capazes de as exercitar em nível adequado à complexidade que enfrentamos[2].

·      Tolerância à ambiguidade: reflete a capacidade de lidar com a incerteza, a variedade, a diversidade, a mudança inesperada, a falta de estrutura e de rotina; quando insuficiente para os desafios, faz com que nos tornemos estressados; perdemos capacidade de processar informações, colocamo-nos excessivamente rígidos ou deixamos de reagir adequadamente às situações desafiadoras.

·      Compostura: é a inclinação para permanecermos calmos, tranquilos e capazes de pensar com clareza sob pressão. Se a Compostura é insuficiente, exageramos em nossas reações emocionais, perdemos a capacidade de pensar com clareza e de fazer julgamentos sensatos. Geramos estresse nos outros e fazemos com que percam a confiança em nós.

·      Energia – reflete a capacidade de lidar com tarefas complexas e exigentes durante um longo período, sem perder a motivação e a energia mental. Com limitada Energia, sentimo-nos sobrecarregados e estressados, em um ciclo de motivação decrescente; corremos o risco de simplificar demais decisões, ignorar questões importantes, cometer erros de julgamento e deixar de propor ou realizar tarefas relevantes.

·      Humildade – é a disposição para nos adaptarmos a diferentes circunstâncias e modificar nosso próprio comportamento sem supervalorizar nosso ego ao propormos formas de tratar a situação. Com baixa humildade, seremos percebidos como teimosos e não respeitosos das opiniões alheias, o que gera afastamento ou resistência.

·      Confiança – é a segurança em si mesmo, manifestada pela disposição de assumir tarefas difíceis, principalmente as que envolvem conflitos e controvérsias. Quando a Confiança é insuficiente, parecemos tímidos e receosos frente a desafios, incapazes de lidar com conflitos e problemas ou cedendo facilmente às opiniões dos outros. Assim, perdemos o respeito e a capacidade de influência.

·      Empatia – é a nossa capacidade de reconhecer as emoções, pontos fortes e fracos dos outros (e as nossos), o que nos permite interpretar objetivamente comportamentos e motivações. Quando insuficiente frente a desafios, interpretaremos os outros de maneira errada, julgando mal suas capacidades e necessidades, sem prever suas reações e dificultando o uso de meios de influência inadequados.

Como você se em relação à sua capacidade de encaminhar e tratar boas soluções, para si e em seu grupo pessoal ou equipe de trabalho, quando sob muita pressão, complexidade e incerteza?

Que competências emocionais acredita que precisa desenvolver mais?


[1] https://www.academia.edu/42033149/kolb84_Experiential_learning_experience_as_the_source_of_learning_and_development

[2] Estas competências fazem parte da autoavaliação da Decision Dynamics AB[2] que uso quando apropriado em meu trabalho como coach.

 

Ana Jardim Messenger

Psychotherapist / Founder of Knowing Clarity / Certified Mindfulness and Meditation Instructor / Insight Timer Meditation Teacher/ Licensed Clinical Social Worker

12 m

Muito bom seu artigo. Obrigada, Flavio. Um abraço e Feliz Ano Novo!

Flavio K.

Como coach, apóio executivos, líderes e equipes a alcançarem patamares superiores de desempenho e eficácia, desenvolvendo abordagens eficazes para alcançarem suas aspirações pessoais e as da organização.

12 m

Olá Júlio- feliz 2024. 100% de acordo; a escuta ativa demanda competências emocionais bem desenvolvidas, ou iremos reagir muito antes de termos a informações e refletir para nos engajarmos em um diálogo produtivo.

Julio Mota

Tax Partner | MCS Markup - Auditoria / Consultoria Tributária / BPO / M&A / Finanças / Transformação Digital

12 m

O mundo atual nos expõe a uma constante tsunami de emoções. Acredito que para navegar com sucesso nos campos pessoal e profissional, é necessário conjugar as competências já pontuadas no texto, somada ao exercício de uma escuta ativa. Sim, a velocidade das coisas que estão a nossa volta está sempre nos exigindo dar respostas rápidas. Em 2024, sob o ponto de vista pessoal, o melhor remédio é um processo de desaceleração, para escutar mais e falar menos. Quem me conhece sabe o tamanho desse desafio, e numa visão particular, a meu ver, esse é justamente o prazer de todo o processo de reinvenção para lidar com o novo e o que é diferente.

Henrique S.

ESG | Meio Ambiente | Sustentabilidade | RSC | SGI | Mudança Climática | Biodiversidade | Energia | Regulatório | Social | Relações Institucionais | Saúde e Segurança | Risco | IA

12 m

Excelente Flávio!

Paulo Henrique Ferro

Mentor, Coach PCC e Consultor Senior

12 m

Gostei Flavio, um abraço e feliz 2024

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos