Viver com Significado
Experienciar uma perda, sentir que não tem um rumo na sua vida ou sentir-se desconetado dos outros, triste e sem vontade para nada, pode ser demolidor e desgastante e conduzir a um certo distanciamento de tudo e de todos. Esta é a forma que a sua mente encontra, para conseguir lidar com todo este sofrimento. Por outro lado, existem mecanismos inconscientes que nos fazem sentir culpa, porque nos habituámos a colecionar feedbacks negativos e assim, se bem que de forma inconsciente, acreditamos que se nos acontecem coisas más é porque fizemos alguma coisa mal. Por isso, sentimo-nos muito mais frágeis do que realmente somos, perdemos autoconfiança e interiorizamos uma ideia errada, sobre o que podemos ou não podemos fazer.
Acredite que tudo tem um sentido na vida.
Um muro na sua frente é apenas um muro e você é que decide se o verá como um obstáculo, um desafio e como transpô-lo, uma defesa ou algo que o encanta e o atrai. A forma de encarar a esta situação concreta é válida também para situações mais abstratas na sua vida, onde cabem as experiências vividas com os outros, por exemplo. Tudo depende da forma como escolhemos/conseguimos encarar/gerir as situações.
Aceite que às vezes temos que começar do zero. Esta posição pode ser assustadora, mas também pode ser uma oportunidade para dar um novo rumo à sua vida. Acredite que pode sair dessa bolha protetora, pode deixar de se sentir inseguro, culpado e paralisado pelo medo. Acredite que pode transformar a sua realidade e passar a viver com significado, operando mudanças que, pouco a pouco, irão transformar o seu percurso. Você pode sair desse estado de perplexidade onde não quer ficar, mas do qual não sabe como sair. Comece por considerar esta ideia: O mundo não é, e não voltará a ser, o que era antes!
Mas, por vezes, precisamos de alguém que nos ajude a encontrar saídas, e nesse caso procure a ajuda de um profissional que poderá fazer consigo este caminho!