Viver com significado, com propósito.
Hoje vou escrever sobre PROPÓSITO, o que chamo de viver com base em significados. Mesmo que este vocábulo esteja, por vezes, ficando repetitivo e até maçante.
O propósito pra mim é uma força, uma inspiração, razão pela qual busca-se engrandecer a vida, torná-la mais significativa. É algo UNICAMENTE SEU, é o que TE desenha e o que TE distingue, enquanto ser humano. “Sim! Isso é VOCÊ, é a sua cara!”
Tenho entendido que todos nascem com a prerrogativa de evoluir, mas nem todos têm a consciência disso e por vezes, passarão toda a vida, sem nem mesmo pensar ou anelar algo nesse sentido. São dominados e submetidos a automatismos dos contextos em que estão inseridos.
O autoconhecimento, as inquietudes existenciais e espirituais colaboram para a busca de um sentido pra viver. Todos nós, conscientemente ou não, carecemos de significância. Precisamos descobrir qual o nosso propósito na vida, qual o nosso papel nesse mundo, qual legado nós vamos deixar, o que temos feito de importante para a humanidade… Senão por que teremos vivido…
O autoconhecimento ajuda nesse caminho de descobertas. Na medida que você estabelece um profundo diálogo consigo mesmo, com seus pensamentos, sentimentos, reações, anelos, começará a identificar as sensações reais que te enchem de alegria, que te fazem vibrar diferente, que te comovem intensamente. Diz Raumsol que:
“… e é tal a sensação de grandeza que o invade, que a própria vida pareceria transformar-se, adquirindo inesperada transparência.”
Tenho entendido que é nessa profusão que ocorre a “luz”, ou o “click”… aquele seu momento de descoberta.
No curso 4Touch – a jornada da realização, que tenho realizado em ambiente digital, trabalho alguns conteúdos sobre o autoconhecimento e o exercício de “propósito” no primeiro módulo. Isso porque acredito sinceramente que ser um realizador de sonhos próprios e profundos é muito diferente de ser um realizador de projetos alheios, de terceiros ou emprestados. Quando se tem um propósito, um sonho próprio o SABOR da REALIZAÇÃO é outro.
Quando o ser se envereda por essa trilha, por pouco que seja, começa a pensar e utilizar seus recursos mentais, refletir mais detidamente, assim, amplia a sensação de liberdade, adquire mais confiança para construir e implementar ações dirigidas ao futuro, sustentadas, obviamente, por essa essência, por esse “querer” maior e pela consciência.
“Pensando respiramos vida, respiramos mentalmente, permitindo assim que todos os recursos mentais funcionem com normalidade, sem deficiências e, quando se tem a segurança de que se é consciente em todos os instantes do que se pensa, do que se faz e de tudo quanto se foi, isto é, algo indefinido, que se vive sem pensar, para tornar-se algo em que se vive pensando e que proporciona com isso a consciência do que se vive”. Pecotche.
Como é algo individual, dependerá de cada um, da sua medida, da sua velocidade, da sua sensibilidade e desenvolvimento, entretanto, tal empreitada pode se tornar uma alavanca propulsora de grandes escolhas e realizações na vida.
Produção de momentos de abundâncias… gotas de felicidade…
Estamos vendo e assistindo, as revoluções da indústria, da tecnologia, da informação, do conhecimento.. O progresso rápido com as soluções high-tech, pesquisas maravilhosas em vários campos da ciência, empresas se sobressaindo e com altos níveis de lucratividade, consumos e mercados novos, inovações de toda ordem, entretanto, constata-se também uma certa “intoxicação” e uma desatenção perigosa com a dimensão humana. Há uma necessidade de reequilíbrio, um maior foco na “humanidade” que todos nós temos. Daí um pouco do meu propósito como Consultora em Humanização, porque escolhi trabalhar em projetos que amplifiquem as questões humanas.
Os seres estão acordando, estão sentindo falta desta centelha divina individual. Estão buscando assim maior equilíbrio entre todas as dimensões da vida. Atualmente muitos dão preferência para trabalhos que estejam sustentados nesse contexto, com propósitos humanos reais, principalmente as novas gerações. Sempre digo que “quem faz o que ama, vai mais longe”. Ter a oportunidade de trabalhar com o que se ama, com o que conecta a própria essência é fantástico!!!
È bem isso que desejo a todos!!
“Ser ninguém além de si mesmo num mundo que está fazendo tudo que pode, noite e dia, para torná-lo igual aos demais, significa lutar a batalha mais difícil que qualquer ser humano pode lutar. E nunca parar de lutar.”
E.E. Cummings
Compreender mais claramente o que nos motiva aumenta de forma significativa a nossa capacidade para atingir grandes resultados e metas.
Um abraço e
Até sempre.
Darlene