Você é parte da minha conquista
Hoje é dia de comemorar! Após quase três anos, consegui deixar o saldo positivo no meu balanço de vendas. Sim, três anos! Além de trabalhar como jornalista e escritora, tive que me reinventar e comecei a fazer artesanato para ajudar na renda familiar. Aprendi tudo sozinha, assistindo a vídeos no You Tube.
No início, foi uma grande aventura! Para colocar a linha na máquina de costura, assisti ao vídeo umas três vezes, mas não desisti. Treinei em folhas de papel, em retalhos e voilà... Consegui!
Sempre fui atraída pelo novo, pelo desafio, adoro navegar em águas desconhecidas. Isso me estimula a seguir em frente. E quando se conquista uma meta, ah... melhor, ainda! Meu saldo positivo é pequeno, mas não importa, a felicidade de tê-lo atingido é infinitamente maior.
Em minha planilha, são incluídos todos os itens necessários para produzir, enviar e divulgar o meu trabalho como artesã: linha, agulha, tecido, papel para embalar, investimento em divulgação nas redes sociais, etc.
A verdade é que, nesse ramo, sempre precisamos repor material (tecido, linha, etc.). O investimento é constante. Agora, é batalhar para conquistar novos clientes e vender mais peças, para manter o saldo sempre positivo. Minhas vendas não são constantes. Há dias que vendo uma ou duas peças. Há dias que não vendo nada. Às vezes, vendo uma peça no mês. Em alguns meses não vendo nada.
O maior desafio é chegar ao cliente. Ao cliente que valoriza o trabalho realizado pelos artesãos, pois nossos produtos, na maioria dos casos, não são baratos. Afinal, cada peça é feita manualmente, uma a uma. Desde o preparo do tecido, passar a ferro, riscar o traço do molde, cortar, costurar, finalizar e embalar. Detalhe: a parte de passar a ferro é repetida várias vezes, em muitos produtos.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui 202.768.562 habitantes, dentre eles há 10 milhões de artesãos (2018). Claro que, com a crise, esse número deve ter aumentado. Apesar de ter que subtrair do total os quase 13 milhões que estão desempregados e a população sem poder de compra (infantil e as pessoas que vivem em extrema pobreza), há muitos clientes em potencial no país. E, melhor ainda, há clientes para todos os artesãos espalhados pelas regiões brasileiras.
O que falta é despertar, nesses clientes potenciais, o interesse pelo artesanato brasileiro.
E você, que comprou os meus produtos, me ajudou a conquistar essa meta. Minha gratidão a todos os clientes! Vocês são a parte mais valiosa dessa conquista. Além dos familiares e amigos, conquistei clientes ao redor do Brasil. Muito obrigada! Muito obrigada, do fundo do meu coração! Vocês são responsáveis por essa alegria que sinto hoje!
Receba o meu abraço apertado. Valeu!
Gestão / Marketing / Comunicação / Inteligência Artificial
5 aArtesã e jornalista: que belo texto! Que atinja a muitos, a sim como a mim, para despertar o gosto pelas produções artesanais, que leva sempre um pouco da alma e coração de quem faz!