Você ensina neurociência para seus pacientes?
Conceitos como o de catastrofização e sensibilização central da dor entre outros “palavrões", estão amplamente difundidos entre nós profissionais da saúde, mas e entre os nossos pacientes?
Sabemos da importancia do “empowerment” ou empoderamento do paciente de dor crônica, para o sucesso terapêutico, mas transmitir informações complexas envolvendo múltiplos sistemas e vias fisiologicas, (muitas vezes para pessoas que vivem fora do meio médico, ou seja, sem bagagem de conhecimento prévio a respeito) de forma que seja entendida e absorvida pelos pacientes, é uma tarefa nem sempre fácil; e que pode levar tanto profissionais, como pacientes, a deixarem esse tipo de abordagem em outro plano.
Entretanto, diversos estudos, incluindo alguns bem recentes, demonstram cada vez mais que a transmissão de informações precisas, por parte dos profissionais aos pacientes a respeito do processo álgico; é capaz de gerar mudanças clinicamente significativas, como redução nos níveis de catastrofização, crenças, medo, percepção da dor, melhora nos movimentos ativos e passivos e por conseguinte melhora da função.
A Educação em Neurociência é um campo relativamente novo, descrito como uma "intervenção educativa para os pacientes", que visa reduzir a dor e a incapacidade, através da explicação dos processos biológicos que estão por trás da experiência de dor.
O conteúdo a ser transferido inclui temas como:
- Neurofisiologia da dor
- Neurônio, axônio, sinapse, potencial de ação
- Facilitação e inibição medular
- Sensibilização central e periférica
- Plasticidade do sistema nervoso
Em geral, as sessões de ED (Educação em Dor) são realizadas (antes ou após o atendimento do fisioterapeuta) de forma individual, com frequência semanal e duração média de 30 minutos, através de exposição verbal e do uso de algumas ferramentas como:
- Figuras
- Exemplos,
- Metáforas,
- Desenhos feitos à mão
- Textos para leitura, perguntas e respostas
- Questinários de neufisiologia da dor.
Então, quando, como e o que falamos para nossos pacientes é de suma importância para o sucesso terapêutico.
Em abril, o Prof. Emílio “Louie” Puentedura, Fisioterapeuta PhD e um dos maiores estudiosos sobre Educação em dor, estará pela primeira vez no Brasil, no Rio de Janeiro, ministrando o curso Therapeutic Neuroscience Education (TNE).
Informações e inscrições: cep@physioscience.com.br