Você faz aquilo que posta?
foto: freepik

Você faz aquilo que posta?

Desde que eu comecei a usar as redes sociais com o falecido Orkut, por volta do ano de 2009 ou 2010 (eu não me recordo exatamente); percebi que começou a acontecer uma mudança no mundo. Começamos a nos relacionar num formato diferente do que era antes.

Me lembro que naquela época a produção de conteúdo era pouca, e se originavam através de sites e blogs. Hoje vivemos tempos bem diferentes e temos o excesso de informação por todos os lados, literalmente. Além das fotos lindas (só deixando claro aqui: eu adoro fotos lindas!), as pessoas adoram postar também frases de efeito, os famosos textões, artigos, vídeos impactantes e por aí vai.

Eu acredito muito no poder do conteúdo, e por isso estou escrevendo este artigo nesse exato momento. Acredito que pessoas informadas podem mudar o mundo, se quiserem. No entanto, a diferença está em colocar em prática o que aprendemos.

É muito fácil ficar só reclamando da vida, da família, do trabalho, do chefe, dos amigos, da crise, da corrupção, do país, do mundo e blá blá blá. Quando nos vitimizamos, automaticamente terceirizamos a responsabilidade da mudança; e em 36 anos de vida eu nunca vi essa tática funcionar. Aliás, o efeito é sempre reverso.

Aprendi com o Matheus de Souza, que qualquer coisa que você posta na internet é conteúdo e eu sempre entendi isso como uma grande responsabilidade. A cada post que faço, procuro gerar valor e colocar o meu propósito de alguma forma ali; e acima de tudo estar alinhada na prática. Afinal, as minhas redes sociais são sim um reflexo da minha vida e de quem sou.

Conheci recentemente com o Gabriel Goffi o conceito "walk the talk". Essa expressão em inglês basicamente significa "fazer aquilo que você fala". Isso foi tão impactante em minha vida que me pego várias vezes refletindo sobre o assunto.

Imagine o quão diferente seria a sua realidade se você praticasse tudo aquilo que aprende? O conhecimento acumulado não serve para nada. É apenas uma perda de tempo. Pode parecer meio grosseiro, mas essa é a verdade.

E se você também praticar tudo aquilo que você posta? Isso vai impactar positivamente na sua vida e no mundo? Sua credibilidade vai aumentar, seus relacionamentos vão melhorar? Podem surgir convites para trabalho, parcerias e até o desenvolvimento de novos projetos? Você se sentiria mais feliz, realizado e alinhado com seu propósito?

Com certeza vou gastar mais um tempão refletindo sobre isso e analisando a minha jornada, pois escrever esse texto acaba se tornando um compromisso com você que me lê agora.

E pra terminar quero citar uma frase que o Rony Meisler usa sempre e que traduz tudo isso que estou tentando dizer:

se o conselho é bom, o exemplo arrasta.



Rodrigo Porto Augusto ☯

Gerente de Inside Sales na Neoflow | Máquina Vendas | Receita Previsível |

6 a

Muito legal Letícia! Estudo Cabala, ela se prega muito isso: o conhecimento sem execução não leva a “nada”. Parabéns pela iniciativa de escrever. Também gosto muito, criei coragem e também fiz meu primeiro artigo, dá uma olhada depois e me diz o que achou! 😊

Cristiane Fernandes Esteves Saraguci

Professora | Psicopedagoga e Neuropsicopedagoga Clínica | Intervenção ABA no Autismo e Deficiência Intelectual | Formadora em Educação Inclusiva | Coach Pessoal e Profissional | Analista Comportamental DISC

6 a

Adorei o artigo! Muito atual e real.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Leticia Alves

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos